Cidades

Ponto de Vista desta semana recebe a visita da criadora do Olhar de Bia

      O programa Ponto de Vista que vai ao ar nesta quarta-feira (6) entrevistou a jovem estudante Beatriz Martins de Souza, criadora da ONG “Olhar de Bia”. Ela conta que tudo começou quando tinha apenas 6 anos de idade, durante um passeio de carro com a família próximo a uma comunidade na cidade de Guarulhos, onde reside. Ao deparar com crianças descalças e com roupas rasgadas nas ruas, sentiu-se muito incomodada e comovida, pelo fato de ter uma vida confortável, com muitas roupas e brinquedos e, elas viverem uma realidade completamente oposta.
 
A criadora da ONG diz que, ao perceber a aproximação de algumas crianças com pedidos de balas e pirulitos no farol, ficou sensibilizada, por naquele instante não ter nada a oferecer aos pequeninos. Por isso, a partir daquele momento decidiu juntar as balas que recebia nos restaurantes que frequentava, para assim poder dividir com os meninos de rua.
 
Ao longo desses anos, foram mais de cem mil pessoas que direta e indiretamente receberam doações de voluntários, como roupas, brinquedos e alimentos. O propósito da ONG “Olhar de Bia” é conseguir uma sede própria para desenvolver projetos e difundir esse ideal a várias cidades do Brasil e exterior, com cursos profissionalizantes, educação, esporte, cultura e inclusão de jovens no mercado de trabalho. Em relação ao esporte o projeto conta com o apoio do atleta de MMA Vitor Belfort, que incentiva os jovens na prática da arte marcial do Jiu-Jitsu. Essa iniciativa não é somente para crianças, mas para a família de uma forma geral, onde o “objetivo é formar grandes cidadãos para o futuro” afirmou Bia.
 
A instituição não tem cunho político ou religioso, está somente engajada em ajudar a causa do próximo. O Congresso Nacional do Brasil tem um programa que se chama Plenarinho, onde o objetivo é proporcionar um instrumento de comunicação para que crianças de todas as regiões do País possam conhecer o papel da Câmara dos Deputados e do Poder Legislativo. Bia foi convidada aos 8 anos de idade por uma das coordenadoras desse programa,  a ser Deputada Federal Mirim por São Paulo.
 
Quando se trata de política, a fundadora da ONG, diz que nunca passou pela a cabeça em um dia se tornar uma parlamentar, mas isso só Deus sabe. O grande sonho profissional dessa jovem é ser jornalista, inclusive trabalha na TV Gazeta como repórter Mirim desde aos 11 anos e comunicação é a sua grande paixão.
 
Ricardo Martins, pai de Bia, é um dos grandes incentivadores da filha e diz que se sente muito orgulhoso por esse projeto solidário.
 
Bia encerra com uma mensagem “fazer o bem, faz bem e não existe idade para quem quer ajudar”.

Posso ajudar?