Política

Ponto de Vista recebe o cartunista Fausto Bergocce

   O Ponto de Vista recebe, nesta quarta-feira (17), o cartunista Fausto Bergocce, pioneiro dessa arte em Guarulhos. O artista publicou sua primeira arte em jornal da cidade no início da década de 70 e passou por muitos outros veículos que são referência no jornalismo regional.
 
Vindo de Reginópolis, interior de São Paulo, Bergocce relata que desde pequeno começou a desenvolver sua aptidão para o desenho, colorindo as calçadas de sua cidade natal. Segundo o artista, sua vinda para Guarulhos e seus desenhos de políticos da época, como o ex-prefeito de Guarulhos, Waldomiro Pompeo (1973-1977), reforçaram seu lado jornalístico. “Me tornei um jornalista do desenho, do traço”, diz.
 
Bergocce conta que em sua experiência de mais de 40 anos, teve que se adequar às exigências e limitações durante a época ditatorial: “os militares não gostavam muito de caricaturas, só o que não tinha problema em desenhar eram os ‘dragõezinhos da inflação’”.
 
Ao longo da gravação, o artista explica diferentes tipos de desenho. Para Bergocce, cartoon é entretenimento com uma grande carga de humor. “É uma piada desenhada”. A charge, por sua vez, surge a partir de um fato jornalístico com uma linguagem direta ao leitor, enquanto a caricatura é embasada na personalidade das pessoas, carregando uma carga de crítica ao caricaturado.
 
Quanto à formação do desenhista, o entrevistado comenta a importância das escolas no processo de formação e aprendizado das técnicas de desenho, sem se esquecer do cenário atual e da prática que deve estar sempre atrelada a este processo.
 
O artista indica aos iniciantes do desenho que “uma charge deve mostrar uma característica marcante do personagem, para que seja possível entender quem está sendo representado”.
 
Conheça um pouco mais sobre a arte desse caricaturista no programa Ponto de Vista desta quarta-feira (17), logo após o Jornal da Câmara. O programa pode ser assistido pelo site www.camaraguarulhos.sp.gov.br, pela NET (canais 7 digital e 98 analógico) e pelas redes sociais: facebook.com/camaraguarulhos e twitter.com/camaraguarulhos. 

Posso ajudar?