O Ponto de Vista recebe, nesta quarta-feira (29), o escritor José Alaercio Zamuner. Nascido em Monte Sião, interior de Minas Gerais, Zamuner comenta que desde pequeno aprendeu a observar o mundo como uma grande fábula e, devido a influência dos contadores de histórias, como o seu próprio pai, se tornou professor universitário e escritor de estórias.
Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), o autor e professor universitário desenvolve, desde 1996, programas de contos de estórias voltados ao público estudantil com o objetivo de dar voz à literatura sem estabelecer fronteiras entre as manifestações culturais e populares. “Quando alguém conta uma estória, os personagens saem do papel e interagem com os ouvintes”, afirma José Alaercio.
Dentre suas diversas obras publicadas, Zamuner lançou na última quinta-feira (23), na Biblioteca Monteiro Lobato em Guarulhos, o livro Fabularama. A edição reúne contos que exploram vocabulários, frases e estórias da cultura Iorubá, popularmente conhecida como candomblé, e da cultura tupi-guarani.
Na publicação, Zamuner trabalha com culturas presentes na realidade e imaginário brasileiros através de mitos, lendas, crendices, curas e rezas. Para o autor, “nenhum escritor pode sentar e escrever um livro sem ter lido ou visto nada”, diz.
Conheça um pouco mais sobre esse autor que transforma a palavra oral ou escrita em estórias no programa Ponto de Vista desta quarta-feira (29), após o Jornal da Câmara. O programa pode ser assistido pelo site www.camaraguarulhos.sp.gov.br, pela NET (canais 7 digital e 98 analógico) e pelas redes sociais: facebook.com/camaraguarulhos e twitter.com/camaraguarulhos.