O Ponto de Vista recebe, nesta quarta-feira (24), o ex-atleta Wilson Davi, campeão de várias edições de jogos regionais e campeão estadual, brasileiro e pentacampeão sul-americano de atletismo, que iniciou sua trajetória esportiva em Guarulhos.
Natural de Guarulhos, Wilson iniciou seus treinos por influência de seu pai, ex-atleta nos Jogos Panamericanos e participante da condução da tocha olímpica de 1976. “Lembro como se fosse hoje: comecei a treinar atletismo no estádio da Ponte Grande, em Guarulhos, no primeiro dia útil daquele ano”, diz.
Após três meses de treino, Wilson participou de uma competição no Parque do Ibirapuera e adquiriu experiência para ganhar seu primeiro campeonato ainda aos 17 anos, em apenas seis meses de treino.
Com 14 treinos por semana, Wilson relata a necessidade e dificuldade em conseguir relaxar seus músculos para o treino seguinte, pois na época, não existiam bolsas de gelo para ajudar no relaxamento muscular e outras técnicas existentes hoje em dia. “Tínhamos que confirmar os índices de tempo para permanecer na competição”, comenta o atleta.
Ao longo da gravação, o atleta conta a ascensão do esporte em Guarulhos com a criação de estádios, lei de incentivos fiscais etc. “O atleta tinha merenda, transporte e bolsa de estudos”, relembra.
Como professor universitário de educação física no município e funcionário da Secretaria do Meio Ambiente, localizada no Bosque Maia, região central de Guarulhos, Wilson reforça a importância do esporte na vida dos munícipes. “Quantos jovens vemos fumando narguile e consumindo bebidas alcoólicas nas praças de Guarulhos ao invés de estarem em uma quadra praticando um esporte?”, diz.
Como mensagem final, Wilson solicita a atenção das autoridades competentes para o esporte e melhoria na condição de vida do cidadão guarulhense: “O esporte mudou minha vida. Hoje sou o que sou por causa do esporte!”, diz.
Conheça um pouco mais sobre a participação deste ex-atleta na cidade de Guarulhos no programa Ponto de Vista desta quarta-feira (24), às 14h15. O programa pode ser assistido pelo sitewww.camaraguarulhos.sp.gov.br, pela NET (canais 7 digital e 98 analógico) e pelas redes sociais: facebook.com/camaraguarulhos e twitter.com/camaraguarulhos.