Embora a chuva tenha deixado um rastro de destruição, após a tempestade de granizo, várias regiões ficaram com suas ruas, praças, canteiros e jardins repletos de grossas camadas de gelo. A situação impressionou a população dando ares europeus ao município.
"Estou encantada com a paisagem que o gelo deu ao canteiro do teatro Padre Bento. O contraste do prédio antigo com as grandes árvores chama atenção", disse a professora Mara Regina Gonçalves, 52 anos, que viu a imagem do Jardim Tranquilidade após a chuva sendo veiculada na televisão e foi conferir pessoalmente. "O granizo embelezou Guarulhos e é impressionante ver um local que tenho marcado pela infância tão lindo", ressaltou a professora.
As camadas de gelo, que chegaram a ultrapassar 10 centímetros, tomaram a avenida Emílio Ribas, assim como as ruas de sua redondeza. Na rua Cônego Valadão, moradores tiveram portas e portões interditados pelo acúmulo de gelo.
No pátio do Estágio do Flamengo, crianças brincavam no aglomerado de pedras de gelo, e adultos se aproximaram, filmavam e fotografavam curiosos.
De acordo com especialistas, a chuva de granizo ocorreu por conta de uma mudança na direção do vento, que passou a trazer ar mais úmido do oceano. A mistura com o calor formou grandes nuvens de tempestade. É dentro dessas nuvens, onde a temperatura chega a 40ºC negativos, que se forma o granizo.