Cidades

População ainda sofre com alterações no transporte público

Atrasos, veículos lotados e alterações devido ao Bilhete Único são as principais reclamações

Desde a implantação do Bilhete Único, em janeiro deste ano, os moradores da cidade têm encontrado dificuldades com o transporte público. A alteração de itinerários e a demora dos micro-ônibus são apenas algumas das reclamações dos passageiros. O auxiliar operacional, Gerson de Souza Santos, morador do Jardim Acácia foi um dos afetados pela mudança. "Os micro-ônibus demoram muito para passar no ponto e quando passam estão cheios, sendo impossível embarcar", afirma.

Atrasos; veículos e pontos de parada lotados o tempo todo; pontos de parada sujos, descobertos, quebrados, sem calçamento e muitos sem iluminação; sistema complicado e longos intervalos, é assim que Thiago Elias, morador da região industrial da cidade, descreve o transporte público atualmente. "Esses problemas têm acentuado e causado reflexo direto no trânsito geral que piorou consideravelmente em centenas de pontos da cidade. Ruas em que antes nunca havia movimento, hoje tem uma série de semáforos para tentar represar o volume intenso de veículos", afirma. A Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos já enfrentou inúmeras reclamações desde a mudança. Foram mais de 100 linhas que tiveram seus itinerários e nomes alterados, o que provocou insatisfação para os moradores.

As linhas que ligavam os bairros ao centro foram desmembradas e novas linhas foram criadas. Essas mudanças foram necessárias, de acordo com a prefeitura, para a eficiência do novo modelo de transporte. Porém, a insatisfação pública continua como mencionada por Thiago. "O descaso com a população é muito grande.

Na última quarta-feira gastei um tempo maior do que deveria num percurso pequeno e mesmo ligando na central criada pela prefeitura não obtive ajuda de nenhuma forma", afirma. O Departamento de Transportes, informou que já enviou agentes de transportes para acompanhar a operação das linhas nos bairros mencionados. Além disso, fará um levantamento que permitirá verificar a pertinência, ou não, das considerações feitas pelos passageiros. Com os dados obtidos com esse levantamento, a STT disse que adotará medidas que sejam necessárias para a resolução dos problemas.

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