Cidades

População da Vila Operária sofre sem iluminação, calçadas e pavimentação nas vias do bairro

Os moradores se queixam da falta de assistência por parte da Prefeitura

Na Vila Operária os moradores são prejudicados pela falta de infraestrutura do bairro. Falta iluminação, calçada, pavimentação, entre outros serviços públicos.

Os moradores se queixam da falta de assistência por parte da Prefeitura, que, inclusive, não encaminhou serviço de limpeza ao bairro, mesmo após alguns deslizamentos de terra, ocorridos durante as chuvas de janeiro.

Na rua Prefeito Mário Antoneli, a situação é agravada pela falta de nivelamento na via, o que impossibilita a passagem de veículos.

Reintegração de posse – Nos últimos anos, vários processos judiciais foram apertos com pedidos de reintegração de posse dos lotes da Vila Operária. A briga se estende desde 2008, entre posseiros, a imobiliária Continental e moradores. Anselmo Pires da Silva, do movimento de moradia Grita Povo, afirma que em dezembro de 2010 a justiça concedeu a posse de 23 mil metros quadrados do loteamento dois da área a Manuel Cantadeiro, onde ainda há moradores.

Quanto ao lote três, o processo foi indeferido pela justiça de Guarulhos no final de 2009, uma vez que a Continental perdeu prazos. A imobiliária recorreu junto ao Tribunal de Justiça do Estado e aguarda julgamento. Há ainda área pública e seria de responsabilidade da Prefeitura notificar a população. De acordo com Anselmo, ainda em 2008 uma ação civil pública da promotoria de justiça de Guarulhos, que pedia o reflorestamento de toda a área, teria sido atendida no ano passado. A Administração Municipal não se manifestou.

Posso ajudar?