A economia de água pela população abastecida pelo Sistema Cantareira chegou a mais de 6,2 mil litros por segundo. A quantidade é suficiente para abastecer 1,8 milhão de pessoas ou uma cidade do tamanho de Curitiba, no Paraná. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 11, pelo governador Geraldo Alckmin, que visitou consumidores campeões na economia e entregou pessoalmente as contas com desconto.
Em 1º de fevereiro, o Governo do Estado iniciou uma campanha para estimular a redução no consumo de água. Os imóveis abastecidos pelo Sistema Cantareira que reduzirem o consumo de 20% ganham desconto de 30% na conta da Sabesp – além da diminuição no valor por causa da própria redução no consumo.
Na quinta semana da campanha, a economia chegou a 18,5% em relação ao fim de janeiro. "Saímos de 33,6 m³ por segundo para 27,3 m³ [de consumo de água]. Só conseguimos esta redução com a adesão da população", afirmou Alckmin.
A redução no consumo de água foi maior semana a semana. Na primeira semana, foi de 590 litros por segundo. Na segunda, 2.210 litros por segundo. Depois, 2.260, na terceira, e 4.610 litros por segundo de economia de água na quarta semana. Agora, no começo de março, chega a 6.220 litros por segundo.
Na média das cinco semanas, a redução é de 3.160 litros por segundo. "A boa participação da população para o uso racional da água fez com que tivéssemos a redução", disse o governador.