Sem previsão de veículos para transportar as crianças que moram a mais de dois quilômetros do colégio, os pais de alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Jardim Bananal, têm de percorrer a pé o trecho com as crianças, em vias de rampas e descidas. A Secretaria da Educação nega ausência do transporte escolar.
A dona de casa Tânia Maria Lourenço, 49 anos, leva seu neto de nove anos todos os dias ao colégio, caminhando por mais de 30 minutos. Ela conta que, no ano passado, a comunidade só conseguiu o transporte escolar após muitas reivindicações. No entanto, neste ano, os alunos estão novamente sem o recurso.
Jamilton Mattos, 42, é líder de bairro na região e explica que o problema teve início com a interdição de outra escola, a Jardim Bananal, ainda com estrutura metálica (escola de lata). Os alunos foram transferidos à Darcy Ribeiro, que fica em uma área mais distante do bairro. A dona de casa Andréia Maria Marcos, 35, lamenta a situação, "temos que andar cerca de 40 minutos até a escola, minhas filhas, de oito e dez anos, já chegam à aula exaustas".
Apesar das queixas, a Secretaria Municipal da Educação nega o problema ao alegar que 323 alunos são atendidos pelo Programa de Transporte Escolar em sete veículos.