Embora o abastecimento de água na região do Jardim Iporanga não seja feito por meio do sistema de rodízio, a população passa por transtornos com a constante falta de água no bairro.
Os moradores da avenida Jovita apontam que o problema ocorre desde o início do ano, com a falta de água todos os dias. "Tenho três crianças e é um caos para dar banho e lavar roupas. Além disso, sou obrigada a acumular louça para lavar", diz a vendedora Raquel Rodrigues Pereira, 35 anos, moradora de um condomínio de prédios.
Ainda no trecho da avenida Salgado Filho, no Jardim Iporanga, os comerciantes também saem prejudicados para prestar atendimento a seus clientes.
Questionado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Guarulhos informou que o problema no condomínio de Raquel não se deve ao sistema público de abastecimento, mas está relacionado a instalações internas, uma vez que não há reservatório inferior no local. A autarquia argumenta que já notifiou o condomínio.
Quanto aos demais moradores e comerciantes, o Saae alega que a região pode sofrer intermitências, especialmente quando aumenta o consumo. No entanto, a autarquia afirma que os imóveis com caixa dágua adequada para 24h de consumo tem os efeitos dos períodos sem abastecimento minimizados.
Depoimentos
"Temos água por algumas horas, mas sem força para abastecer o suficiente". Valéria Ubakata, dona de casa, 46 anos.
"Tenho quatros crianças e preciso levá-las a casa de familiares para tomar banho. Além disso, não dá pra lavar a roupa. É um verdadeiro transtorno". Raquel Rodrigues Pereira, dona de casa, 35 anos.
Obra – Por causa das chuvas, o Saae adiou a obra de instalação de medidor de vazão na rede de distribuição de água da Rua Icó, próximo à Rua Concretex, no bairro Cidade Industrial Satélite de Cumbica. Os serviços, que seriam executados nesta segunda-feira, mas foram transferidos para a próxima segunda-feira.
Pó causa da obra, o fornecimento de água em parte dos bairros Cidade Industrial Satélite de Cumbica, Vila Nova Cumbica e Parque Uirapuru será interrompido das 9h às 17h, sendo que o abastecimento voltará ao normal gradualmente. Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone do Saae, 0800 10 10 42.