A comunidade do Jardim Santa Edwirges, no Taboão, realizou na manhã desta segunda-feira uma manifestação na regional de obras da Proguaru, devido o estado lastimável em que se encontram as ruas de terra do bairro. Além deste manifesto, a população também se uniu para ir até a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT) para reivindicar pela permanência da linha de ônibus 389 – Jardim Santa Edwirges/Taboão.
De acordo com o presidente da Associação da Comunidade do Jardim Santa Edwirges, Ailton Martins, a situação caótica das ruas que não são pavimentadas piora ainda mais com as chuvas. "Reivindicamos o melhoramento das vias para circularmos melhor entre a comunidade e para evitar danos materiais, porque a atual infraestrutura das ruas é de péssima qualidade. Afinal, quando a Prefeitura de Guarulhos vai fazer algo pelo bairro e quando teremos asfalto?", indaga Martins.
Desde a semana do Natal, a linha 389 – Jardim Santa Edwirges/Taboão foi retirada do bairro, o que gerou contrariedade por parte dos moradores da comunidade. Segundo o presidente da Associação a falta de transporte público na região infringe o direito de ir e vir do cidadão.
O Departamento de Transportes, órgão ligado à STT, esclarece que a linha 389- Jardim Santa Edwirges/Taboão não foi paralisada. Os operadores da referida linha não cumpriram as determinações da pasta e deixaram de realizar o trajeto em questão. A fiscalização foi acionada para adoção das providências cabíveis. A Pasta informa ainda que haverá alteração de trajeto da linha a partir deste sábado. O percurso seguirá direto pela rua Jamil João Zarif, o que fará com que os passageiros cheguem mais rápido à Estação de Transferência do Taboão.
A Proguaru informa que ontem deu início a uma ação de recomposição do leito carroçável em diversas ruas do Jardim Santa Edwirges. Uma máquina motoniveladora está realizando o trabalho de conservação das ruas 8 de Setembro, Bom Jesus e Caranguejo. O serviço deverá estender-se até a próxima quarta-feira, sempre dependendo das condições climáticas.