O número de pessoas ocupadas no País aumentou 0,2% na passagem do segundo para o terceiro trimestre, o equivalente a 217 mil postos de trabalho, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta terça-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o terceiro trimestre de 2013, houve aumento de 1,2%, com 1,094 milhão de trabalhadores a mais no mercado de trabalho.
Em relação à população desocupada, houve recuo de 0,9% em relação ao segundo trimestre, com 62 mil pessoas a menos na fila do desemprego. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a queda foi de 1,3% – 91 mil desempregados a menos.
Já o total de brasileiros fora da força de trabalho cresceu 0,9% no terceiro trimestre deste ano em relação ao segundo trimestre – 558 mil pessoas a mais na inatividade. Em relação ao terceiro trimestre de 2013, o total de inativos subiu 2,8%, com a migração de mais 1,758 milhão de indivíduos para a inatividade.