Motoristas e moradores da região da avenida Faria Lima, no Cocaia, queimaram penus em protesto contra dois radares que estão flagrando os carros na faixa exclusiva de ônibus, em locais que eles consideram inadequados. A manifestação ocorreu no final da tarde deste sábado . A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal foram chamadas para conter os excessos e liberar a avenida. Apesar da obstrução em uma das pistas, o trânsito fluiu pela avenida. O Corpo de Bombeiros foi ao local para apagar o fogo colocado nos pneus.
O grupo de comerciantes e moradores iniciou um movimento pacífico para chamar a atenção da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) sobre a localização dos radares, já que muita gente – nos últimos dois meses – foi multada ao entrar ou sair de estabelecimentos comerciais. O protesto fugiu ao controle dos organizadores e um pequeno grupo passou a queimar pneus para impedir o tráfego de veículos. Um dos radares acabou sendo destruído por vândalos.
Organizadores do protesto, em contato com o GuarulhosWeb, garantem que não era esse o objetivo do movimento. "Queremos resolver essa roubalheira dentro da lei, hoje não foi colocado fogo em multa e sim em pneus, pois há de convir que a população fica revoltada com essa situação. Não estamos questionando o corredor de ônibus, mas sim a forma que foi feita a colocação desses radares. Gostaríamos apenas de ser ouvidos e que fosse solucionado esse impasse, não apenas com a retirada do radar, mas sim o cancelamento das multas".