O crescimento desordenado da cidade de Guarulhos trouxe inúmeros problemas para os munícipes ao longo dos anos. E para tentar corrigir essa deficiência, o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Atílio Pereira, sugeriu a participação da população em maior escala na elaboração de projetos que possam reduzir os impactos, principalmente na questão da mobilidade urbana no município.
O mandatário daquela Pasta acredita ser fundamental a participação popular, que segundo ele, são aqueles que estão diretamente ligados aos problemas, bem como conhecedores das possíveis soluções para equacioná-los. No entanto, o mesmo também ressaltou a importância em se avaliar a questão financeira destas sugestões para suas eventuais realizações.
"Precisa fazer o que estamos fazendo aqui (participação popular nas audiências públicas). É trabalhar um planejamento com a participação de todas as pessoas e possibilitar que todo mundo coloque a sua opinião sobre as lombadas, sobre ciclovias e ou como devemos construir as calçadas. E também sobre onde vamos buscar os financiamentos para executar tudo isso", declarou o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Atílio Pereira.
Entretanto, Pereira demonstrou tamanha preocupação com a captação de recursos para viabilizar possíveis benfeitorias que possam beneficiar e proporcionar melhorias para a mobilidade urbana, tema que ganhou grande importância nos últimos anos. Ele também revelou que o projeto para esta necessidade tem capacidade para suportar os próximos 25 anos.
"É importante definir onde vamos buscar os recursos. Ou seja, serão municipais, estaduais, nacionais, internacionais ou Parcerias Público Privada (PPP). Acho que tem de pensar e trabalhar um projeto que ele seja exequível não só no ponto de vista da viabilidade como projeto, mas fundamentalmente dos custos e de como a gente vai arcar com esses custos", finalizou.