Internacional

Portugal registra novos tremores no Seixal após sismo de 4,7 graus

O município do Seixal, em Portugal, voltou a registrar tremores nesta terça-feira (18), na mesma região onde um terremoto de magnitude 4,7 foi sentido na segunda-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), dois novos sismos ocorreram em menos de uma hora nesta manhã.

O primeiro abalo, de magnitude 2,4, teve seu epicentro a cerca de 12 quilômetros a sudoeste do Seixal. Já a segunda réplica, registrada às 11h34, foi ainda mais fraca, com magnitude 1,8. Apesar do susto, não há relatos de danos materiais ou vítimas.

Segundo o geólogo e investigador do IPMA, Pedro Terrinha, essas réplicas já eram esperadas após o tremor principal. “Hoje já foi documentada uma réplica, aproximadamente no mesmo local”, afirmou em entrevista à CNN Portugal.

O IPMA informou que a primeira réplica foi sentida com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli modificada no concelho de Sesimbra, além de relatos em Lisboa, Almada e Palmela, mas com menor intensidade.

A escala de Mercalli modificada mede os efeitos perceptíveis dos sismos em pessoas e estruturas, variando de 1 (imperceptível) a 12 (destruição total). Já a escala de Richter classifica os sismos de acordo com sua magnitude: eventos abaixo de 2,0 são considerados microtremores, enquanto aqueles acima de 7,0 são considerados grandes terremotos.

Tags
Posso ajudar?