O diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional Guarulhos, Daniele Pestelli, lembra que com a ausência de um banco regional os empresários tinham como alternativa pleitear financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com intermédio de um banco "agenciador", o que em muitos casos não dava resultados.
"Geralmente os bancos não tinham interesse porque os financiamentos representavam um lucro muito baixo", explicou. "A criação desta agência é recebida com muito elogio e respeito pelos diversos setores da economia, principalmente pelo meio industrial, que tem a possibilidade de agregar novas tecnologias a seus serviços", completou.
Criada em 2009 pelo Governo do Estado, a Agência desembolsou em 2010 mais de R$ 230 milhões para pequenos e médios empresários de todo o Estado. Cerca de 80% foram para cidades do interior. Guarulhos recebeu, em cinco operações, R$ 6,896 milhões para o setor da indústria no ano passado.
"A criação da agência foi uma medida assertiva. O Governo do Estado entende que o BNDES tem de financiar grandes obras e que a pequena e média empresa necessitava de um capital para investimento em tecnologia. A ideia de contribuir para melhorar a competitividade das empresas é muito bem vinda e mostra preocupação com o desenvolvimento do setor econômico", afirmou Lourenço.