O número de postos de trabalho na economia criativa cresceu 14% no terceiro trimestre deste ano no comparativo com igual período do ano passado, aponta levantamento do Observatório Itaú Cultural divulgado nesta terça-feira, 28.
O segmento, que integra publicidade, cultura, gastronomia (considerando os chefs de cozinha), arquitetura, design e artesanato, entre outras atividades, fechou setembro deste ano com aproximadamente 7,1 milhões de trabalhadores alocados, 868,3 mil postos a mais que os 6,3 milhões verificados no terceiro trimestre de 2020.
Os dados do Observatório Itaú Cultural apontam que também houve crescimento de 5% frente ao segundo trimestre de 2021. No período de abril a junho deste ano, a economia criativa ganhou 324 mil postos de trabalho.
<b>Oferta</b>
A área da cultura foi uma das que se beneficiaram do aquecimento. Neste estrato, a oferta de postos de trabalho cresceu 15%. No terceiro trimestre de 2020, havia 584,2 mil trabalhadores especializados em cultura em atividade no País. No terceiro trimestre deste ano, o número subiu para 675,5 mil.
"Os dados e a cronologia mostram claramente que a retomada de empregos na economia criativa se deu por conta do avanço da vacinação, que permitiu a retomada das atividades com a reabertura do setor e uma maior confiança do público", avalia Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>