Os Estados Unidos, a Rússia e outras potências mundiais fixaram a data limite de 1 de janeiro de 2016 para o início das negociações formais entre o regime de Bashar al-Assad e sua oposição, no mais recente esforço para tentar chegar em uma solução política para o conflito na Síria.
As autoridades estabeleceram um prazo de seis meses para Síria formar um governo interino e disseram que queriam eleições livres e justas no país dentro de 18 meses.
Os diplomatas ocidentais disseram reservadamente que as negociações deste sábado tiveram mais progresso do que o esperado. Eles expressaram confiança de que um processo internacional tangível está a caminho de exercer pressões reais para que sírios de todas as partes tentem pôr um fim a um conflito que já dura quatro anos e meio e deixou centenas de milhares de mortos, além de provocar um grande êxodo de refugiados.
Este processo inclui não só os EUA e a Rússia, como também rivais regionais, como Irã e Arábia Saudita.
As autoridades também manifestaram preocupações sobre a dificuldade de alcançar um cessar-fogo, a discordância sobre quais grupos devem ser considerados como terroristas e a seriedade do regime Assad em se engajar em negociações significativas, além da capacidade da oposição em se unir em uma posição comum. Fonte: Dow Jones Newswires