Cidades

Poupatempo reabre com aglomeração na manhã desta quarta-feira

A maior parte dos usuários não conseguiu agendar serviços pela internet

Nesta quarta-feira, 26/08, o Poupatempo localizado no Internacional Shopping Guarulhos foi reaberto após o período de quarentena. O GuarulhosWeb esteve no local por volta das 9h30 e encontrou muitos usuários perdidos e aglomerados buscando por informações. Apenas dois funcionários estavam na frente da unidade prestando orientações.

Entre as pessoas que aguardavam informações, muitas tinham problemas com o aplicativo e o site do Poupatempo. Em alguns casos, como atestado de antecedentes criminais, documentos de compra e venda de veículos e até agendamentos de RG, os usuários não conseguiam emissão ou agendamento.

É o caso de Conceição Martins, de 65 anos, que tentou o agendamento para a emissão da segunda via do RG e não conseguiu. Ela precisa do documento para resolver problemas bancários. “Eu vi na internet que na minha idade não precisaria marcar. E vim direto. Mas não consigo nem tirar uma dúvida. Estou achando um absurdo ter que ficar aglomerada desse jeito”, lamentou.

O motorista de aplicativo Marco Aurélio Gomes, de 36 anos, contou que aguarda a reabertura do Poupatempo há dois meses, desde que teve problemas com uma nomenclatura no documento, que impede seu trabalho. “O rapaz me disse que pelo aplicativo eu consigo fazer, mas eu já tentei. Eu vou ficar aqui até conseguir, não posso mais ficar parado”, explicou.

Muitos usuários foram até o local sem o agendamento de serviço, o que provocou uma fila para utilizar o totem de agendamento da unidade. “Eu perdi meu RG e preciso de uma segunda via. Eu já tentei agendar pela internet”, disse a vendedora Jheniffer Oliveira, de 25 anos.

A partir desta quarta-feira, outras 11 unidades do Poupatempo retomaram as atividades presenciais, além de Guarulhos. O órgão insiste que é necessário o agendamento prévio por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. Com a adoção de medidas de prevenção e protocolos sanitários, a capacidade de atendimento será de 30%, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira habilitação e expedição de RG, por exemplo.

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