Cidades

Prazo esgotado


Hoje é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também se encerra nesta data a realização de reuniões públicas ou promoção de comícios, bem como a utilização de aparelhagem de sonorização fixa. Além disso, os debates entre os candidatos não são mais possíveis neste primeiro turno.


 


Cadastramento


Os partidos políticos e coligações têm até o final do dia de hoje para indicarem, perante os juízos eleitorais, o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados que estarão habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral. Tem muita gente querendo um crachá desses para colocar no peito no dia da eleição.


 


Exceções


Caso o presidente da mesa receptora de votos verifique ser imprescindível que o eleitor portador de deficiência seja auxiliado por pessoa de sua confiança para votar, autorizará o ingresso dessa segunda pessoa, com o eleitor, na cabina, podendo esta, inclusive, digitar os números na urna, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral. A pessoa que auxiliará o eleitor com necessidades especiais não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político nem de coligação.


 


Vale tudo


Nas redes sociais, como no Facebook, por exemplo, a guerra entre os simpatizantes dos candidatos majoritários está extrapolando o bom senso nesta reta final das eleições. Ataques pessoais, xingamentos, vídeos montados que denigrem a imagem do adversário e até perfis falsos fazem parte do arsenal das centenas de cabos eleitorais. Usuários que não estão envolvidos diretamente nas campanhas comemoram a chegada do dia 7, só que havendo segundo turno, começará tudo de novo.


 


Escassez


É gritante a falta de um local adequado para se promover eventos sociais na cidade como festas e jantares dançantes. Apesar de termos alguns espaços disponíveis, dependendo do número de pessoas convidadas, só restam aos promotores realizarem seus eventos no Adamastor, que na teoria não foi construído para isso. Além do mais, o local está começando a sentir os efeitos do tempo, já que nenhum tipo de reforma ou manutenção é vista há tempos.


 


Adivinha quem paga?


Após o secretário de Finanças, Nestor Seabra ter confirmado que a Prefeitura está passando por sérios problemas financeiros, um funcionário graduado da pasta deixou escapar que o Executivo já está estudando um aumento de impostos para tapar o rombo, após as eleições. Empresários e munícipes estão atentos às movimentações, mas o segredo está guardado a sete chaves.


 

Posso ajudar?