O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou o prazo para reimpressão do título de eleitor até 30 de setembro, desde que a pessoa não tenha débitos com a Justiça – acolhendo proposta do corregedor-geral eleitoral e relator da matéria, ministro Aldir Passarinho Júnior. Mas é mantido o prazo até hoje para solicitação da segunda via do documento eleitoral.
O ministro entende que a extensão do prazo não irá prejudicar os demais serviços oferecidos pelos cartórios eleitorais. Acredita ainda que o prazo irá possibilitar que mais pessoas façam uso do serviço. Diferentemente do consentimento de Passarinho Júnior, Edson Batista, chefe de cartório da 394ª Zona Eleitoral, no Jardim Cumbica, declara que o quadro de servidores não é suficiente para o serviço. "Não temos funcionários suficientes para atender a população e preparar os equipamentos para as eleições", explica Batista.
Segundo o analista judiciário da 394ª Zona Eleitoral, Valter Clemente, fica proibida a emissão da 2ª via do título de eleitor 10 dias antes das eleições – ou seja, hoje. Os cartórios da cidade registraram nos últimos dias aproximadamente 230 atendimentos.
Demonstrando pouco interesse pela regularização da própria situação na Justiça Eleitoral, a ajudante geral Lande Souza, 35 anos, afirma não ter procurado os cartórios para emissão da 2ª via por falta de informação – fato que a deixou preocupada pelo fato do pouco tempo para encerramento da emissão do documento.