Cidades

Pré-candidato a presidente em Guarulhos, Alexandre Parra defende voto digital nas eleições da OAB/SP

Com a preocupação de preservar a saúde de advogadas e advogados, o pré-candidato a presidente da 57ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Guarulhos, Alexandre Parra, defende que as eleições para a entidade, marcadas para novembro deste ano, sejam realizadas de forma digital, da mesma forma que outras entidades de classe já fazem, a exemplo do Conselho Regional de Contabilidade.

“É uma questão de responsabilidade. O momento exige de todos nós uma postura mais cautelosa. Esperamos que os números de casos de Covid-19 estejam bem menores em novembro. No entanto, é essencial tomar todos os cuidados possíveis desde já. Até para que o pleito transcorra de maneira ordeira, com maior adesão, e em respeito à vida de todos”, explicou Alexandre Parra.

As eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil costumam acontecer de forma presencial, com voto em urna eletrônica fraqueada pela Justiça Eleitoral. Na ausência ou falha das urnas eletrônicas, a eleição pode ser em cédula de papel e depósito em urna eleitoral. A manifestação do direito de escolha se dá nas dependências da Universidade de Guarulhos ou em qualquer outro lugar pré-definido pela Comissão Eleitoral da Seccional da OAB estadual, sempre na região central da cidade, com a presença dos candidatos e de seus apoiadores.

“Sabemos que o momento da eleição para a OAB é aguardado por muitos colegas que buscam, de forma legítima, abordar pessoalmente advogadas e advogados momentos antes do voto. No entanto, muita coisa mudou desde 2018. A pandemia ainda não passou, infelizmente. Precisamos priorizar a saúde de todas e todos”, apontou o pré-candidato, que lembrou ainda sobre a abstenção recorde que a última eleição teve em São Paulo: 68% dos eleitores.

Alexandre Parra lançou nesta terça-feira, 11/05, a campanha “Eu sou pelo voto digital na OAB/SP”, em uma de suas redes sociais (facebook.com/parra.adv). As pessoas que quiserem aderir podem usar o tema em suas fotos de perfil no Facebook.

O pré-candidato Alexandre Parra de Siqueira possui 12 anos de carreira. Já desempenhou funções de destaque na OAB Guarulhos e, atualmente, preside a 18ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, com jurisdição na região do Alto Tietê.

Agora, com um grupo de colegas advogadas e advogados, ele se lança pela primeira vez à disputa do pleito para presidente da entidade. “Acreditamos que a ordem é ‘renovar’. Precisamos acolher melhor as advogadas e advogados de nossa subseção. Entender melhor os seus anseios e suas dificuldades. Além disso, precisamos ter maior independência, sem abrir mão de nossas prerrogativas e sem ficarmos subordinados a qualquer entidade, seja pública ou privada”, afirma.

“Respeito não se impõe, mas se conquista, com medidas reais em defesa da advocacia e da cidadania. Acreditamos que a transparência na gestão da Ordem deve ser implementada de maneira imediata para uma atuação firme frente às questões de impacto para as advogadas e advogados de nossa subseção”, defende.

O grupo formado por Parra demonstra organização. É o primeiro formado para a disputa ao pleito a se reunir regularmente, desde o início deste ano, dedicado a aprofundar estudos e discussões.