O governo mexicano confirmou, nesta quinta-feira, que a capital Cidade do México vai substituir Monterrey como sede do Pré-Olímpico das Américas de basquete masculino, entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro. O torneio, que também conta como Copa América, vai classificar os dois primeiros colocados para a Olimpíada do Rio, em 2106.
A competição estava programada para acontecer em Monterrey, cidade mexicana que ganhou a disputa com Caracas (Venezuela). Mas a Fiba Américas, braço regional de Federação Internacional de Basquete (Fiba) não chegou a um acordo com os proprietários da Arena Monterrey, onde deveriam ocorrer os jogos.
De acordo com Alfredo Castillo, diretor da comissão nacional de cultura física e esporte (o equivalente ao ministério do Esporte do México), uma reunião com a prefeitura da Cidade do México vai oficializar o acerto para que os jogos sejam realizados no Palácio dos Esportes. O ginásio foi a sede do basquete nos Jogos Olímpicos de 1968 e já recebeu 18 partidas da NBA.
A mudança de local deve obrigar a organização a alterar o calendário da Copa América, adiantando ou postergando toda a programação em três ou quatro dias. Isso porque o ginásio é também usado para diversos tipos de eventos e já estava alugado em algumas das datas necessárias.
A Fiba ainda não confirmou se vai dar ao Brasil um convite para os Jogos do Rio como país sede. A entidade pretende tomar essa decisão apenas em junho, enquanto aguarda da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) pagar a “doação” prometida em troca do convite para o Mundial do ano passado.