A competitividade que predomina nos mercados atuais a nível mundial está, a cada dia, criando mais dificuldades e barreiras para que as empresas, já presentes nestes mercados, consigam manter-se com resultado positivo, ano após ano. Somando-se a isto, temos ainda a atual situação econômica. Em um primeiro momento, o empresário pode sentir-se impotente para reagir a tudo isto. Será que é isto mesmo?
Infelizmente, o cenário acima é o de nossa atualidade, mas felizmente, a resposta à pergunta é “não”. E por quê?
Porque dentro das organizações, além do empresário, estão as demais pessoas que integram a equipe e estas pessoas possuem uma valiosa habilidade e fisiologia que as distingue de qualquer outra espécie: a inteligência. Esta inteligência propicia que as pessoas possam pensar, criar e se comunicar eficazmente, e isto é essencial para que possam ter Inovação dentro das empresas. Mas o que é Inovação?
Inovação não é somente uma invenção, apesar de, quando inventamos algo haver a inovação. Segundo o Manual de Oslo: “Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou, significativamente, melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”
Esta definição nos possibilita evidenciar que, além da invenção, que é o algo novo, podemos também e mais facilmente, melhorar os processos, métodos de marketing ou o modelo de negócio atual, que estaremos praticando Inovação. Hoje, a inovação mais avançada é aquela aberta (Open Innovation), onde as organizações estão abertas para escutar seus clientes, o mercado, gerando diversas ideias que poderão tornar-se “Inovação”. Pode-se pensar que será difícil e muito trabalhoso tudo isto, porém existem ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) que podem facilitar este trabalho e que são acessíveis às empresas, pois temos das mais simples às mais sofisticadas. Estas ferramentas são também denominadas como “Crowdsourcing”.
Para que a inovação, qualquer que seja ela, ocorra dentro das empresas, se faz necessário o desenvolvimento dos seguintes fatores, que propiciam um ambiente inovativo: criatividade, comunicação, capacitação e reconhecimento e recompensa. Estes terão como sustentação, seus dois pilares, o comprometimento e a atitude de todos os envolvidos.
Estabelecidos os fatores e os pilares, a inovação estará acontecendo e então podemos avançar para fazer a necessária gestão da inovação, tornando este processo uma fonte de vantagem competitiva e que propiciará a estas empresas se diferenciarem de seus concorrentes e se manterem bem posicionadas no seu mercado de atuação.
Estas ações sequenciais, que praticadas dentro da empresa caracterizarão um processo de gestão da inovação, são: conscientização, disseminação, entendimento da inovação como estratégia, parcerias, estruturação, processo de gestão da inovação, capacidade de inovar e acompanhamento.
Desta forma, temos uma saída de imediato, a inovação está nas mãos dos empresários e, caso queiram o apoio para que tudo isto aconteça, o Sebrae-SP em Guarulhos, está à disposição para informar, orientar, capacitar e subsidiar ações de inovação para as empresas que tenham seu faturamento anual máximo de R$ 3.600.000,00.
Importante percebermos que inovar é bem mais simples do que a princípio possa parecer, e todas as empresas, isso mesmo, todas as empresas, sem exceção de tamanho, número de funcionários, setor, segmento, localização, precisam inovar continuamente. E isto poderá ser feito se todos acreditarem e estiverem dispostos a lutar e trabalhar por sua empresa, seus colaboradores e pelo país, pois em uma relação ganha x ganha, e independente de qualquer situação coletiva que foge ao nosso controle e de nossa esfera de poder decisório, cada empresário poderá decidir por sua empresa e ser o agente de mudança para que consigamos reverter este quadro e para mostrar que dificuldades e barreiras renovam forças e energias, para conseguirmos superá-las.
Então, no atual momento, vamos nos motivar, olhar para frente e trabalhar para obter o resultado que toda empresa necessita, para manter-se sadia e lucrativa, e conte com o Sebrae-SP e com as ações disponíveis do Sebrae Inova para isto. Vamos inovar juntos!
Marcelo Paranzini, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos