Depois da “II Caminhada Inter-Religiosa pela Paz”, na região do Jardim Presidente Dutra, em Guarulhos, realizada no último sábado, o prefeito Sebastião Almeida (PT) assinou o decreto que cria o Dia de Guarulhos pela Paz, a ser comemorado em todo o primeiro sábado dos meses de setembro.. Estavam presentes entre outras autoridades, o bispo diocesano de Guarulhos, dom Edmilson e líderes de diversas igrejas participantes do ato. A caminhada partiu da rua Nello Morganti, 23 – Jardim Maria Dirce (em frente a 4ª Igreja Presbiteriana Independente de Guarulhos) e foi até a praça do Orobó. Houve o hasteamento da bandeira do Brasil e o hino de Guarulhos.
O projeto tem como base a "Jornada Internacional da Paz" celebrada uma vez por ano, no dia 23 de setembro, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio do Conselho Ecumênico das Igrejas que solicita aos seus membros que orem pela paz.
Participaram fiéis da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida, Instituição Allan-Kardec – Alice Pereira, Templo de Fundamentos Umbandisticos Caboclo Ogum Beira Mar "TFUCOBM", União Tendas de Umbanda e Candomble do Brasil, Fórum Interreligioso da Cidade de Guarulhos, 4ª Igreja Presbiteriana Independente de Guarulhos, União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo -Intermunicipal de Guarulhos e Região (USE), Templo de Umbanda Fé, Esperança e Caridade "Pai Xangô e Iemanjá", Associação das Religiões das Comunidades Tradicionais de Guarulhos e Região, Organização Cultural para o Desenvolvimento das Casas de Matriz Africana "OCDEMA" e Mórmons.
Ao fim da caminhada, a banda Soul da Paz fez uma apresentação especial.