O prefeito de Guarulhos, Guti, passou a madrugada deste sábado percorrendo locais atingidos pelas fortes chuvas que caíram em Guarulhos na tarde desta sexta-feira. Acompanhado de secretários municipais, que compõem a força-tarefa criada para atuar nas áreas afetadas, ele esteve desde o fim da noite de sexta até por volta das 4h deste sábado no Jardim Lenize, São Geraldo e São João.
Guti conversou com os moradores,que relataram sobre os problemas enfrentados. No Lenize, os moradores contaram que a água subiu rapidamente, provavelmente devido a obras do Rodoanel que passa nas proximidades e pode ter represado a vazão das águas. Muitos perderam todos os eletrodomésticos, roupas e até documentos. Equipes de limpeza foram para o bairro e deram início aos trabalhos para minimizar os problemas.
Neste sábado, equipes das mais diferentes secretarias, incluindo a Sabesp e Proguaru, estão se dirigindo aos bairros afetados, quase todos no entorno do rio Baquirivu e seus afluentes, conforme nota oficial emitida pela Prefeitura nesta sexta-feira.
A pedido do prefeito Guti que telefonou para o governador de São Paulo, João Dória, o Estado também disponibilizou ajuda para o município, com a promessa de envio de cestas básicas e colchões para serem distribuidos, além do envio de máquinhas e caminhões para auxiliar no trabalho de limpeza.
Na manhã deste sábado, servidores municipais, convocados por Guti, de forma voluntária, concentram-se no Bosque Maia para arrecadar doações para a população. Uma vaquinha virtual foi criada para arrecadar dinheiro que será utilizado para a compar de materiais para os desabrigados. Para ajudar clique no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-enchente-guarulhos