Política

Prefeito de Guarulhos reduzirá o próprio salário em 50% durante a pandemia

Valores economizados serão destinados ao pagamento de abonos a servidores que atuam no combate ao coronavírus na cidade

A Câmara Municipal de Guarulhos aprovou nesta terça-feira, 5/05, o projeto de lei de autoria do Executivo que reduz o salário do prefeito Guti (PSD) em 50%, dos secretários em 30%, subsecretários e adjuntos em 25% e demais cargos com índices que variam entre 7,5% e 25%, conforme o valor do subsidio mensal de funcionários nomeados em livre provimento. Aqueles com salários inferiores a R$ 3.477,48 não terão redução.

A proposta partiu do próprio prefeito Guti, como forma de diminuir os gastos da Prefeitura neste período de pandemia em decorrência do Covid-19. Os valores economizados serão destinados ao pagamento de abonos aos servidores da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, além de outros servidores que atuam nas unidades de saúde e no serviço funerário municipal.

Na semana passada, a Câmara já havia a aprovado a redução dos salários dos vereadores em índices que podem variar de 30% a 100%, conforme a indicação de cada um deles.

A sessão que aprovou o projeto do Executivo durou cerca de 10 horas, nesta terça. Foram 33 votos favoráveis dos 34 parlamentares (uma ausência). A medida passa a vigorar imediatamente.

O projeto aprovado, que recebeu uma emenda no texto original, prevê uma bonificação de R$ 1.000, divididos em três parcelas, a 2.229 servidores, incluindo profissionais da área da saúde, da limpeza e do serviço funerário da cidade, que estejam envolvidos com o combate ao Covid-19 em Guarulhos.

Posso ajudar?