Cidades

Prefeito de Itaquaquecetuba assume presidência do Condemat

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) será presidido pelo prefeito reeleito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues. O mandato tem duração de um ano, mas pode haver renovação. A posse do Conselho de Prefeitos e eleição da nova diretoria da entidade aconteceu nesta quinta-feira (2/1) e contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Gilberto Kassab e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marco Aurélio Bertaiolli.

Ao todo são 14 municípios consorciados e a composição da diretoria para 2025, liderada por Boigues, é a seguinte: a vice-presidência ficou com Priscila Gambale, de Ferraz de Vasconcelos; o cargo de 1º tesoureiro com José Luiz Freire, de Guararema; como 2º tesoureiro será Walid Ali Hamid (Aladim), prefeito de Mairiporã; e como secretário Lucas Sanches, de Guarulhos. No Conselho Fiscal a presidência ficou com Luis Camargo, de Arujá e os membros são Carlos Chinchilla, de Santa Isabel; Rodolfo Marcondes, de Salesópolis; Gabriel Prianti, de Igaratá; e Pedro Ishi, de Suzano

O objetivo do Condemat+ é atuar de forma integrada na solução de problemas da região, além de captar recursos e fortalecer a representatividade da região junto a órgãos públicos como o governo do Estado e federal.

Essa é a primeira vez que o prefeito de Itaquaquecetuba ocupa a presidência do consórcio, antes presidida por Vanderlon Gomes, de Salesópolis, na gestão de 2024.  Boigues deve administrar um orçamento de R$ 18,6 milhões para este ano. O presidente elegeu a regionalização do sistema de vagas de hospitais como uma das prioridades do consórcio. Boigues defende que os pacientes da região tenham prioridade.

“Temos que ter um sistema regionalizado de saúde. Aqui temos sete hospitais, mas nossas vagas destinam os pacientes para outras unidades, como Carapicuíba. Nós temos vagas e temos de estar de portas abertas para nossos pacientes”, disse Boigues.

O representante do TCE, Marco Bertaiolli, participou da solenidade e enalteceu a importância do Condemat+ na resolução e busca por melhorias que tem impacto em toda a região.

“O Consórcio não é uma representação partidária, é uma representação dos interesses comuns dos municípios que se associam para resolver as suas demandas que são comuns de uma forma coletiva. E é óbvio que desta forma é muito mais inteligente e eficiente”, disse o conselheiro.

Uma das provas do prestígio e eficiência do consórcio foi a presença de Kassab que acompanhou a posse da nova gestão.

“As pessoas moram nos municípios. É lá onde os problemas acontecem. E são os prefeitos que sabem a realidade e as necessidades de cada um. Mas, junto, conseguimos resultados mais efetivos”, frisou Kassab, que renovou a parceria junto ao consórcio.

Também participaram da solenidade o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Police Neto, as primeiras-damas e presidente dos Fundos Sociais de Salesópolis, Jamile Macedo, e Arujá, Clau Camargo, além de autoridades da região, vereadores e vice-prefeitos.

Nova diretoria do Condemat – 2025

Presidente: Eduardo Boigues – prefeito de Itaquaquecetuba
Vice-presidente: Priscila Gambale – prefeita de Ferraz de Vasconcelos
Primeiro tesoureiro: José Luiz Freire – prefeito de Guararema
Segundo tesoureiro: Walid Ali Hamid (Aladim) – prefeito de Mairiporã
Secretário: Lucas Sanches – prefeito de Guarulhos
Presidente do Conselho Fiscal: Luis Camargo
Membros do Conselho Fiscal: Carlos Chinchila, de Santa Isabel, Rodolfo Marcondes, de Salesópolis, Gabriel Prianti, de Igaratá e Pedro Ishi, de Suzano

Cidades que compõem o Condemat+

Luís Camargo – prefeito de Arujá
Carlos Alberto Taino – prefeito de Biritiba Mirim
Priscila Gambale – prefeita de Ferraz de Vasconcelos
José Luiz Freire – prefeito de Guararema
Lucas Sanches – prefeito de Guarulhos
Gabriel Prianti – prefeito de Igaratá
Eduardo Boigues – prefeito de Itaquaquecetuba
Walid Ali Hamid (Aladim) – prefeito de Mairiporã
Mara Bertaiolli – prefeita de Mogi das Cruzes
Saulo Souza – prefeito de Poá
Rodolfo Marcondes – prefeito de Salesópolis
Adriano Levorin – prefeito de Santa Branca
Carlos Chinchila – prefeito de Santa Isabel
Pedro Ishi – prefeito de Suzano

Posso ajudar?