O Prefgeitura de Guarulhos decretou e classificou dois terrenos no bairro dos Pimentas como de utilidade pública. Os 40 mil m² de área se destinam a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que possui instalações naquele bairro, que estão em fase de reformas e ampliação.
Com a declaração de utilidade pública dos terrenos localizados nas proximidades do campus Pimentas da Unifesp, a Prefeitura antecipa aos atuais proprietários dos imóveis o interesse público em aquisição. Ou seja, dentro de um prazo, ainda indeterminado, o Governo Municipal poderá exercer o direito de compra dos terrenos em destaque para ampliação da unidade educacional.
Os dois terrenos, que eram utilizados como estacionamento de ônibus e galpão, já foram utilizados temporariamente pela Unifesp. As benfeitorias no local serão realizadas, por meio do Plano Diretor de Infraestrutura (PDInfra), cuja contratação está em andamento. O acordo de cooperação com a Prefeitura também prevê melhorias no entorno do empreendimento como iluminação, calçamento, segurança, acesso à universidade e a doação de terreno para construção de moradia estudantil.
A Unifesp ressaltou que somente poderá revelar os investimentos a serem realizados quando houver a aquisição da área. No Campus Guarulhos, a universidade possui treze cursos de graduação e outros oito de pós-graduação. Atualmente a entidade atende aproximadamente 3500 alunos distribuídos nos 21 cursos vigentes.
Para a universidade federal, a ampliação das atividades na região é importante para a melhoria das instalações físicas (acadêmicas e administrativas) dos cursos atualmente existentes, com a possibilidade de ampliação. As atividades de ensino, pesquisa e extensão poderão ser melhor desenvolvidas e a região contará com serviços educacionais de melhor qualidade, o que tem repercussões no desenvolvimento local e regional.