Nesta quarta-feira, 08/05, o secretário de Meio Ambiente, Abdo Mazloum; a procuradora, Regina Flávia, e o chefe da Divisão de Planejamento Ambiental da Sema, Guilherme Bagattini , apresentaram a representantes da EDP, distribuidora de energia elétrica, proposta para gestão compartilhada da arborização urbana. A reunião foi realizada na sede da Pasta, no Bosque Maia.
O principal objetivo da proposta é viabilizar um plano preventivo de poda de árvores, no qual a distribuidora de energia elétrica apresentará programação anual para realização do serviço e a Sema, por sua vez, emitirá laudo coletivo de autorização. A proposta prevê ainda a realização de oficinas, palestras e cursos para os profissionais envolvidos nas ações, bem como a aquisição de novos equipamentos.
Sema e EDP já atuam em conjunto, porém a parceria visa modernizar e aprimorar metodologias. “A queda de árvores e o contato de galhos com a rede de energia elétrica estão entre os principais motivos de interrupção no serviço. Diante disso, a Prefeitura de Guarulhos deu importante passo para dinamizar o trabalho de poda e assim evitar a ocorrência deste tipo de problema que causa muito transtornos à cidade”, explica Mazloum.
Atualmente, os laudos com autorização de podas são emitidos individualmente após avaliação e autorização da Sema, com exceção das emergenciais, ou seja, das situações que representam riscos iminentes ao patrimônio, aos transeuntes e à rede de energia elétrica. Para esses casos, estão previstos ajustes no plano de manejo de árvores com risco iminente, mediante comunicação antecipada.
Todas as ações constantes no Convênio/Parceria devem estar de acordo com Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que consiste no conjunto de métodos e medidas adotados para a preservação, manejo e expansão da arborização na cidade. No momento a proposta para gestão compartilhada da arborização urbana está em análise por parte da EDP Energia São Paulo S/A.