Por falta de pagamento do imóvel em que está instalada, a unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia) deve deixar a atual instalação na região Central para funcionar em uma das seis escolas que serão fechadas no município pelo Governo do Estado. Conforme convênio firmado com a Secretaria Estadual de Educação, a Prefeitura é responsável pelo pagamento dos aluguéis.
De acordo com a aluna Jaqueline Dias, que também representa o DCE (Diretório Central dos Estudantes), o Centro Paula Souza firmou um convênio em 2007 com a Prefeitura de Guarulhos para a manutenção da entidade na cidade de forma temporária até que uma nova instalação pudesse ser providenciada. O Governo do Estado iniciou a construção de um novo prédio no Parque Cecap, mas que deve ser entregue no início de 2018.
A estudante também revelou que o reitor da unidade guarulhense, Marcos Maia, havia procurado por diversas oportunidades a Prefeitura para solucionar o problema da falta de pagamento do aluguel do imóvel que já perdura por pelo menos oito meses, além de criticar as condições oferecidas por aquela instalação. O GuarulhosWeb apurou que o valor do aluguel é de aproximadamente R$ 40 mil por mês pelo imóvel situado na rua João Gonçalves, no Centro.
“A solução fácil do Governo do Estado é nos mandar para alguma escola que será fechada, porém, devido à localização delas, haverá um enorme transtorno aos alunos e funcionários, pois são escolas periféricas, de difícil acesso, que não têm condições adequadas para receber uma faculdade. Seja uma resolução da prefeitura, seja do Centro Paula Souza, paguem o aluguel”, declarou a representante do DCE.
A assessoria de comunicação do Centro Paula Souza informou que a Fatec Guarulhos não será fechada. Sua implantação é resultado de uma parceria com a prefeitura, que ficou responsável por oferecer o espaço provisório onde a unidade funciona atualmente. O convênio para cessão dessas instalações pela prefeitura vigora até 27 de abril de 2017.
O Centro Paula Souza não foi notificado quanto a uma eventual necessidade de mudança de local. A obra da futura sede, onde também vai funcionar uma Etec, já foi iniciada e recebeu a visita do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Sebastião Almeida em julho. O governo estadual está investindo R$ 55,6 milhões na construção, com previsão de entrega para 2017.
Já o prefeito Sebastião Almeida (PT), em entrevista ao GuarulhosWeb nesta manhã, afirmou que – em virtude da crise econômica que atravessa o município – foi necessário priorizar determinadas demandas, e que os pagamentos dos imóveis locados, através de convênios não faziam parte. Entretanto, disse que quer entrar em um acordo para normalizar a situação financeira daquela instalação. “Infelizmente tivemos que priorizar algumas situações. Mas vamos procurar resolver esta situação”, concluiu Almeida.