Cidades

Prefeitura atribui apenas a chuva forte as enchentes registradas em Guarulhos

Questionada pelo GuarulhosWeb sobre os problemas ocorridos em diversos bairros de Guarulhos, após as chuvas deste domingo à tarde, a Prefeitura, por meio de nota, informou que os alagamentos ocorreram apenas devido à quantidade de água que caiu, negando que ações promovidas pelo municipalidade ou ausência de limpeza, contribuíram para as enchentes. 
 
O GuarulhosWeb apurou que ocorreram problemas na Vila Paraíso, Jardim Maria Dirce, Parque Alvorada, Nova Cidade, Malvinas (avenida Jamil João Zarif, entre outros). Até o Shopping Bonsucesso, nos Pimentas, teve seus corredores internos alagados, devido ao transbordamento do córrego que passa nos fundos do empreendimento. 
 
Com relação ao alagamento do Shopping Bonsucesso, a informação dos técnicos da Prefeitura é que  não há ligação com o desassoreamento do córrego que está sendo executada pela Proguaru nas proximidades da estrada da Água Chata.
 
“Até o momento, as equipes limparam cerca de 200 metros do córrego e que o ponto ‘crítico’ ainda não foi executado. Os engenheiros informaram que o alagamento é por conta do volume de chuva que caiu em Guarulhos no domingo, não tendo relação alguma com a limpeza até agora realizada no córrego.”
 
A Defesa Civil informou que somente neste domingo choveu 44,6 milímetros nas regiões de Recreio São Jorge, Jardim Maria Dirce e Sítio São Francisco. “Somente nessa região as chuvas foram equivalentes a um terço da média registrada na cidade no mesmo mês do ano passado”, aponta a nota. 
 
 Ainda segundo a Prefeitura, nas outras regiões de Guarulhos, o volume de chuvas nesse fim de semana oscilou entre 20 a 26 milímetros.
A Secretaria de Serviços Públicos, por intermédio das Administrações Regionais e dos departamentos de Obras da Administração Direta e Manutenção (DOADM) e de Limpeza Urbana (Delurb), realiza ações de manutenção, conservação e limpeza da cidade.
 
A Prefeitura informa ainda que “entre os serviços efetuados destacam-se roçagem e limpeza de córregos, rios, valas de drenagem, limpeza corretiva de pontos de descarte irregular, além da limpeza e manutenção de bocas de lobo. No ano passado 3.332 bocas de lobo passaram por limpeza e manutenção, por meio das regionais administrativas. Além das ações da Prefeitura, é importante que a população colabore, pois descartar lixo e entulho em praças, córregos, vielas e terrenos baldios, além de deixar a cidade feia e suja, aumenta o risco de enchentes e prejudica a saúde pública, contribuindo para a proliferação de inúmeros animais transmissores de doenças.”
 

Posso ajudar?