Cidades

Prefeitura banca evento da Mundial e fechará áreas do Cecap e Cumbica

Opções oferecidas pela STT não garantem que caos não se repita

 Áreas em vermelho, dentro do Cecap, abrigarão os carros. Em azul, além do Posto Sakamoto, na via Dutra, servirão como bolsões para ônibus fretados a partir do meio dia de amanhã

 

Para garantir a realização de evento na Igreja Mundial do Poder de Deus, localizada na região de Cumbica, amanhã, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito apresentou ontem um plano operacional para minimizar possíveis congestionamentos. O esquema prevê o bloqueio de áreas inteiras do Cecap e de Cumbica, além do fechamento da avenida Monteiro Lobato, a partir do viaduto sobre a Hélio Smidt. Não existe qualquer garantia de que o caos vivido no 1º dia do ano, quando o templo foi inaugurado, não se repita.

A apresentação do plano contou com a presença de representantes da Igreja Mundial, concessionária NovaDutra, polícias rodoviárias Federal e Estadual, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Apesar de todas as autoridades presentes, não houve qualquer menção ao cancelamento do evento, a fim de não atrapalhar os guarulhenses que precisam utilizar essas vias ou mesmo os passageiros ou pessoas que trabalham no Aeroporto Internacional. A PRF, na semana passada, deixou evidente, em nota, que o local não oferece as mínimas condições para a realização de um grande evento, devido à ausência de vias para garantir o fluxo de veículos.

São esperados mil ônibus lotados de fiéis, que devem começar a chegar a Guarulhos a partir do meio dia de amanhã. Para abrigá-los, a Prefeitura ofereceu três bolsões, sendo dois em vias públicas. Eles ficarão ao longo da estrada Guarulhos Nazaré (entre a Base Aérea de Cumbica e a rua Plínio F. Gonçalves) e na Marginal Baquirivu (entre a Alameda dos Lírios e a rua Jamil João Zarif). O terceiro é no Posto Sakamoto (rodovia Presidente Dutra km 209, sentido Rio de Janeiro- São Paulo). Para chegar até lá, no entanto, os veículos irão utilizar a Dutra, retornando pelo Trevo de Bonsucesso, local de constantes congestionamentos, ou então pela avenida Papa João Paulo I até o mesmo trevo.

Os veículos fretados estarão identificados e com adesivos dos pontos de parada providenciados pela própria Igreja Mundial. As saídas serão escalonadas e com comboios de no máximo 50 ônibus.

Desvios convergem para as rodovias

O Cecap se transformará em um grande estacionamento a céu aberto para carros. A Prefeitura disponibilizará vagas para veículos na rua Odair Santanelli (antigo Salão do Livro) e nas ruas Geraldo Celestino e Professora Maria Del Pilar. Haverá vagas também na área interna da igreja, em um bolsão na rua Ásea, no BR Express Parking e nos estacionamentos Unidas e Airport Park, ambos na Monteiro Lobato, num total de 3.100 vagas.

Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres e motoristas na região, a Prefeitura contará com agentes da STT e apoio da PM.

Posso ajudar?