Áreas em vermelho, dentro do Cecap, abrigarão os carros. Em azul, além do Posto Sakamoto, na via Dutra, servirão como bolsões para ônibus fretados a partir do meio dia de amanhã
Para garantir a realização de evento na Igreja Mundial do Poder de Deus, localizada na região de Cumbica, amanhã, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito apresentou ontem um plano operacional para minimizar possíveis congestionamentos. O esquema prevê o bloqueio de áreas inteiras do Cecap e de Cumbica, além do fechamento da avenida Monteiro Lobato, a partir do viaduto sobre a Hélio Smidt. Não existe qualquer garantia de que o caos vivido no 1º dia do ano, quando o templo foi inaugurado, não se repita.
A apresentação do plano contou com a presença de representantes da Igreja Mundial, concessionária NovaDutra, polícias rodoviárias Federal e Estadual, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Apesar de todas as autoridades presentes, não houve qualquer menção ao cancelamento do evento, a fim de não atrapalhar os guarulhenses que precisam utilizar essas vias ou mesmo os passageiros ou pessoas que trabalham no Aeroporto Internacional. A PRF, na semana passada, deixou evidente, em nota, que o local não oferece as mínimas condições para a realização de um grande evento, devido à ausência de vias para garantir o fluxo de veículos.
São esperados mil ônibus lotados de fiéis, que devem começar a chegar a Guarulhos a partir do meio dia de amanhã. Para abrigá-los, a Prefeitura ofereceu três bolsões, sendo dois em vias públicas. Eles ficarão ao longo da estrada Guarulhos Nazaré (entre a Base Aérea de Cumbica e a rua Plínio F. Gonçalves) e na Marginal Baquirivu (entre a Alameda dos Lírios e a rua Jamil João Zarif). O terceiro é no Posto Sakamoto (rodovia Presidente Dutra km 209, sentido Rio de Janeiro- São Paulo). Para chegar até lá, no entanto, os veículos irão utilizar a Dutra, retornando pelo Trevo de Bonsucesso, local de constantes congestionamentos, ou então pela avenida Papa João Paulo I até o mesmo trevo.
Os veículos fretados estarão identificados e com adesivos dos pontos de parada providenciados pela própria Igreja Mundial. As saídas serão escalonadas e com comboios de no máximo 50 ônibus.
Desvios convergem para as rodovias
O Cecap se transformará em um grande estacionamento a céu aberto para carros. A Prefeitura disponibilizará vagas para veículos na rua Odair Santanelli (antigo Salão do Livro) e nas ruas Geraldo Celestino e Professora Maria Del Pilar. Haverá vagas também na área interna da igreja, em um bolsão na rua Ásea, no BR Express Parking e nos estacionamentos Unidas e Airport Park, ambos na Monteiro Lobato, num total de 3.100 vagas.
Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres e motoristas na região, a Prefeitura contará com agentes da STT e apoio da PM.