A Prefeitura de São Paulo proibiu o funcionamento dos tuk-tuks elétricos da plataforma Grilo uma semana depois dos veículos, que se apresentavam como alternativa para caronas e transporte de mercadorias em regiões da capital, começarem a circular na cidade.
A administração determinou a suspensão na última sexta-feira, 21, pelo mesmo decreto (nº 62.144) que impediu a operação de mototáxi em janeiro deste ano. Na época, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vetou o serviço em São Paulo com o argumento de que o transporte de caronas por motos não é regulamentado na capital e que a atividade poderia provocar ainda mais acidentes nas vias paulistanas.
A plataforma, porém, entende que o decreto se apoia apenas em motocicletas e não deveria atingir a modalidade de transporte de triciclos.
"Fomos surpreendidos com uma decisão do Comitê Municipal do Uso do Viário (CMUV) da Prefeitura de São Paulo requerendo a suspensão imediata das nossas atividades no município através do Decreto Municipal 62.144, de 6 de janeiro de 2023, sob o argumento de que o uso do triciclo elétrico de cabine fechada é semelhante ao serviço de mototáxi", publicou a Grilo em uma de suas redes sociais.
A empresa, que também opera em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também se apoia no argumento de que a plataforma dispõe de autorização para circulação em São Paulo de acordo com as regras exigidas pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC), e afirma que "irá lutar nas vias administrativas e judiciais, se necessário".
"Lamentamos a decisão que afronta diretamente a Lei de Liberdade Econômica, o direito dos passageiros circularem em veículos sustentáveis com segurança, além da oferta de trabalho decente aos condutores com custo zero na cidade considerada a locomotiva do Brasil ", completou a plataforma.
Para tentar resolver o impasse, representantes da Grilo, da Prefeitura e do Comitê Municipal do Uso do Viário (CMUV) devem se reunir nesta terça-feira em uma reunião convocada pela própria plataforma para discutir a viabilidade de funcionamento dos triciclos na capital, informou a empresa ao <b>Estadão</b>.
Os tuk-tuks, triciclos populares em países da Ásia, começaram a funcionar na capital paulista no último dia 13. A frota da Grilo em São Paulo se resume a 20 triciclos, que circulam dentro de uma área de cobertura de 5,5km² nas regiões da Av. Paulista, Consolação, 23 de Maio e Bela Vista.
Os veículos são chamados de "grilos" porque a proposta do serviço se caracteriza por deslocamentos curtos e rápidos – a ponto de serem equiparados aos saltos do inseto que dá nome a empresa. Os carros possuem capacidade para dois passageiros, cargas de até 300 quilos e atingem, no máximo, a velocidade de 50 km/h.
As operações em Porto Alegre continuam regularmente nesta terça, informou a Grilo. Procurada, a Prefeitura de São Paulo não respondeu aos questionamentos da reportagem até a publicação deste texto.