Nesta quarta-feira (17) responsáveis técnicos médicos, odontologistas e enfermeiros dos serviços de saúde públicos e particulares de Guarulhos participaram de uma capacitação sobre a varíola dos macacos no salão de artes do Adamastor, promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde municipal. Até o momento a cidade registra 36 casos da doença.
As palestras foram ministradas pela médica Daniella Teixeira Bezerra, que discorreu sobre diagnóstico, manejo clínico e discutiu casos, pela enfermeira Fernanda Nunes da Matta Carmo, que falou sobre emergência em saúde pública, dados epidemiológicos e fluxo de vigilância epidemiológica municipal, e pelo biólogo Anderson Luís da Costa, que explicou a vigilância laboratorial e o gerenciador de ambiente laboratorial. Ao todo, 295 profissionais de saúde participaram da formação.
Sobre a varíola dos macacos
A doença é transmitida, principalmente, por meio do contato com lesões na pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. A transmissão mediante gotículas necessita de um contato próximo e prolongado. O intervalo de transmissibilidade se encerra quando o paciente já não apresenta mais crostas e a pele encontra-se em processo de cicatrização.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do município monitora a situação da doença como uma espécie de sentinela, com foco na conscientização e na preparação de técnicos, na divulgação de recomendações de prevenção e controle e na tomada de decisões conjuntas para que ocorra uma resposta ordenada.