A Prefeitura promoveu nesta segunda-feira (28) a capacitação de 40 pessoas para ingressarem na Central do Voluntariado de Guarulhos (CVG), que conta com 600 pessoas cadastradas. Realizada na Casa da Juventude, a sede da Subsecretaria da Juventude, a iniciativa aconteceu em alusão ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta data.
A função da CVG foi destacada pelo subsecretário da Juventude, Cesar Sousa. “Nosso papel é juntar os que querem servir a quem precisa de ajuda em nossos espaços”, disse o gestor. De acordo com Cesar, o trabalho voluntário vai muito além de desempenhar uma atividade sem remuneração. “Voluntariado é empatia, amor, é olhar para o próximo e é a transformação social. E assim, de pouquinho em pouquinho, vamos construir um município e um mundo melhor”.
Durante a capacitação foram abordados temas como a importância do voluntariado para a sociedade e para o próprio voluntário, conduta, formas de ser voluntário, locais e serviços desempenhados, entre outros. Ao final os participantes receberam certificados.
Central do Voluntariado de Guarulhos
A Central do Voluntariado de Guarulhos é um programa da administração municipal que busca conectar pessoas que desejam ser voluntárias, empenhando seu tempo e compartilhando habilidades com instituições ou órgãos que necessitam de pessoas para ajudar.
Por meio dela o voluntário pode atuar em vários setores, como casas de repouso, hospitais e escolas. O trabalho pode ser contínuo ou pontual para um evento ou ação social específica.
O interessado pode ser voluntário em alguma atividade ligada a sua atuação profissional. Para ser voluntário da CVG é necessário ter mais de 18 anos e passar pela capacitação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2408-5604 e pelo WhatsApp (11) 99637-2799.