A Prefeitura de Guarulhos alerta que o mês de novembro é caracterizado pelo período de elevação das temperaturas e também dos índices pluviométricos, o que favorece o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti e consequentemente o aumento da incidência das doenças conhecidas como arboviroses urbanas: dengue, chikungunya e zika vírus.
Por esse motivo, a Secretaria da Saúde, como ação estratégica do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou nesta quarta-feira (29) uma capacitação e atualização dos protocolos em arboviroses ministrada pela médica infectologista Daniella Teixeira Bezerra e por Michel Miranda de Santana, coordenador técnico do grupo das arboviroses, que reuniu cem profissionais da saúde na Fig-Unimesp. O público-alvo foram os médicos da rede assistencial pública e privada do município.
A capacitação é uma das ações do município na Semana Estadual de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses Urbanas, que tem como objetivo sensibilizar os profissionais sobre o contexto da situação epidemiológica das doenças na cidade e a atualização quanto ao manejo clínico delas.
Destacou-se ainda durante a capacitação a importância do olhar para outra doença de maior incidência no verão: a leptospirose. Ela é causada pelo contato humano com a urina de roedores contaminada com a bactéria do gênero Leptospira.
A Secretaria da Saúde orienta a população a procurar um serviço de saúde ao apresentar qualquer sinal ou sintoma de dengue, chikungunya ou zika, como dores no corpo e febre.