Cidades

Prefeitura capacita servidores em Sustentabilidade na Administração Pública

Durante 2017, a Secretaria de Serviços Públicos de Guarulhos (SSP), por meio da Gerência Técnica de Educação Ambiental, em parceria com a Escola Pública de Administração Pública (ESAP), capacitou 62 servidores, incluindo funcionários da Proguaru e Câmara Municipal, sobre o tema “Caminhos da Sustentabilidade na Administração Pública”.
 
Com 39 horas aula, o curso presencial teve como base os conceitos e eixos da Agenda Ambiental da Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente (A3P), com foco em recursos naturais, bens públicos e, principalmente, em gestão sustentável dos resíduos sólidos em Guarulhos, incluindo visita ao Aterro Sanitário, no Cabuçu.
 
De acordo com Celi Pereira, gerente de Educação Ambiental do Departamento de Limpeza Urbana da SSP, a iniciativa tem por objetivo “aproximar das pessoas os conceitos de sustentabilidade, para que estas se sintam motivadas a praticá-los no dia a dia, especialmente no local de trabalho”.
 
O conteúdo programático contou com os temas: Sustentabilidade – Conceitos; Educação Patrimonial e História Local; Agenda Ambiental na Administração Pública, Consumo Responsável e Compras Públicas Sustentáveis, Pegada Hídrica, Gestão dos Resíduos Sólidos; Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, Estratégias de Sensibilização, e Monitoramento e Avaliação.
 
Como atividade prática, os participantes receberam a tarefa de realizar um diagnóstico dos resíduos sólidos gerados em seus locais de trabalho e propor uma atividade de intervenção para redução da geração dos mesmos, separação e destinação, incluindo o tratamento dos resíduos orgânicos em algumas situações. No total, 15 projetos de intervenção foram implantados e alguns deles implementados à rotina no ambiente de trabalho.
 
De acordo com os relatórios de avaliação realizados pela ESAP, mais de 80% dos participantes consideraram o curso ótimo, e mais de 90% consideraram que os professores têm um ótimo domínio dos temas abordados e estimulam novas ideias. Já o portal Educares do Ministério do Meio Ambiente (educares.mma.gov.br), classificou o curso como referência nacional.
 
Para 2018 estão agendadas três novas turmas em fevereiro, junho e agosto. As inscrições serão disponibilizadas através do Portal do Servidor, no Portal da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br ).

Posso ajudar?