Cidades

Prefeitura conclui implantação do SGA

Sistema de Gestão de Atendimento deve melhorar serviços do Fácil

A Prefeitura concluiu a implantação e já está em funcionamento o Sistema de Gestão de Atendimento Guarulhos (SGA Guarulhos) em mais uma unidade do Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão: a de Cumbica. Em maio, a unidade São João deverá estar em plenas condições de funcionamento.

Desenvolvido por técnicos do Departamento de Informática e Telecomunicação (DIT) da Chefia de Gabinete, o sistema é baseado em tecnologias de software livre e código aberto e garante a otimização no gerenciamento ao atendimento à população e economia aos cofres públicos.

O SGA Guarulhos permite gerenciar todo o atendimento das unidades do Fácil pela internet, mostrando o fluxo de atendimento e gerando relatórios estatísticos em tempo real. Além disso, dispensa a compra de equipamentos e softwares bem como o gasto mensal com a manutenção, estimado em cerca de R$ 2 mil em cada unidade.

A iniciativa faz parte da política de uso preferencial de software livre adotada pela Administração Municipal. O software livre é um programa de computador que pode ser usado, copiado e distribuído livremente, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de soluções. Ele também garante maior autonomia e liberdade já que permite o aperfeiçoamento ou modificação do programa conforme a necessidade ou realidade do usuário.

 

Posso ajudar?