A Prefeitura de Guarulhos admite o mau estado de boa parte dos abrigos de ônibus, destinado aos passageiros, porém, culpa o vandalismo como principal causa para esta situação. No entanto, a Administração revelou que existe projeto para reformular estes equipamentos na cidade.
A reportagem do GuarulhosWeb constatou que existem muitos abrigos sem nenhuma condição de proteger os passageiros até o momento de embarque nos ônibus. A região mais afetada pela falta de manutenção é a que engloba os bairros do Cabuçu e adjacências, que apresentam deterioração não somente no equipamento, mas também nas vias públicas.
Nestes locais foram presenciados pontos de ônibus em ruas e avenidas que não comportam de forma confortável o passageiro, além de encontrar muitos deles sem calçada e com seus cestos de lixo transbordando sem a realização da devida coleta, provocando de certa forma o mau cheiro.
Segundo a Prefeitura, esta ação é realizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), que realiza a operação orientada por um cronograma permanente durante o ano letivo. Contudo, o Governo Municipal não possui dados atualizados sobre esta operação, tampouco quantos precisam de manutenção ou aqueles que já passaram por este processo.
A cidade de Guarulhos possui aproximadamente 2 500 pontos de ônibus. A Administração Municipal também ressalta que o grande problema em relação ao mau estado destes equipamentos está voltado para o alto índice de vandalismo que existe contra estes na cidade. E por esse motivo, o trabalho precisa ser refeito em datas alternativas e sem previsão para acontecer.