Cidades

Prefeitura dá início à Operação Tapa-Buracos pela região da Vila Barros

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta terça-feira (5) a Operação Tapa-Buracos pela rua Guilherme Lino dos Santos, na região da Vila Barros. A força-tarefa objetiva executar a manutenção de aproximadamente 20 mil buracos até o próximo mês de novembro.

A coordenação desse trabalho é de responsabilidade da Secretaria de Administrações Regionais (SAR). Para realizar a ação a cidade foi dividida em duas macrorregiões: do Parque Cecap à Vila Galvão e de Cumbica a Pimentas/Bonsucesso. Cada uma delas contará com duas equipes que trabalharão de forma intensa, de segunda a sábado, sendo que uma efetuará as manutenções nas principais ruas e avenidas e outra atuará nas vias secundárias. Também estão previstas operações noturnas a cada 15 dias.

“O início da operação se dá neste momento em que o período das chuvas de verão se encerra e assim alcançaremos um melhor resultado. Vai ser um tapa-buracos de qualidade, em que o custo-benefício para a cidade será enorme”, disse Guti.

Bruno Gersósimo, que comanda a SAR, destacou que o trabalho será realizado a partir de um cronograma estabelecido pelas oito regionais. “Nós engajamos todas as nossas regionais nesse trabalho. Elas nos ajudaram na coordenação da operação pelos próximos quatro meses. Ressalto ainda que as ações de zeladoria, como varrição, roçagem de mato e córregos e desobstrução de bocas de lobo, também serão intensificadas”, destacou.

Manutenção

Para proceder às manutenções as equipes utilizam concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ), que precisa estar a uma temperatura igual ou maior que 115 graus Celsius.

No local onde há o desgaste do pavimento é efetuado o corte no formato retangular ou quadrado com o auxílio de uma serra policorte. A técnica utilizada tem por objetivo o melhor espalhamento do CAUQ, evitando o escorregamento e as ondulações do material.

No espaço demarcado é executada ainda a imprimação da caixa, ou seja, a aplicação de uma espécie de cola que também serve como impermeabilizante, a colocação do CAUQ e a compactação do material com o auxílio de um rolo compactador.