Com a ocupação de leitos hospitalares oscilando entre a superlotação e o colapso, a Prefeitura de Guarulhos deve dobrar a oferta de vagas de UTI municipais nos próximos dias para pacientes de Covid-19. A diminuição da ocupação hospitalar é critério para a flexibilização das atividades econômicas na cidade, prevista para começar na segunda quinzena de junho.
Em entrevista ao Bom Dia SP, da Rede Globo, o secretário de Governo Edmílson Americano anunciou 38 novos leitos de UTI. O Hospital Stella Maris deve ser o primeiro a liberar a locação de 4 leitos, nesta terça-feira, 2/06. Até o fim de semana, outras 8 vagas devem ser disponibilizadas pelo Hospital Carlos Chagas e mais 6 pelo Hospital Bom Clima. Na semana que vem, mais 10 leitos virão desses hospitais particulares. E outras 10 vagas serão criadas com verba enviada pelo governo federal no 3CGru, hospital de campanha instalado no Parque Cecap.
Atualmente, Guarulhos conta com 38 leitos municipais de UTI. Os hospitais estaduais têm 60 vagas. No sábado, 30/05, a taxa de ocupação de UTIs na cidade era de 84,9% e foi a 100% nesta segunda, 1º/06. A Prefeitura aguarda, ainda, os 35 respiradores solicitados no início de abril ao Governo do Estado, que acabou de receber uma encomenda de 360 equipamentos comprados no Exterior e já enviou mais de 100 para a Capital, que tem taxa de ocupação hospitalar menor do que Guarulhos.