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Prefeitura de Guarulhos esconde dados sobre gastos com outdoors

Guarulhos está tomada por outdoors que trazem mensagens assinadas pela Prefeitura. São placas que se espalham por ruas e avenidas dos mais diferentes bairros, emporcalhando a paisagem urbana, sem qualquer preocupação com a poluição visual. O número de cartazes gigantes e o gasto do município com as propagandas, entretanto, são guardados a sete chaves pela Secretaria Municipal de Comunicação. 
 
Questionada pelo GuarulhosWeb, a resposta foi que a Secretaria não irá se manifestar sobre o assunto. Que se o veículo de comunicação quiser ter acesso a essa informação que procure outros meios. Nesta quarta-feira, o GuarulhosWeb protocolou no site de Serviço de Informação do Cidadão, pautado pela lei 12.527, que determina transparência nos gastos públicos, um pedido oficial sobre as informações escondidas pelo time do prefeito Sebastião Almeida (PT). 
 
Mas não é só o GuarulhosWeb que quer saber. A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos também questionou Prefeitura Municipal sobre as placas de publicidade espalhadas pela cidade. Em material de divulgação à imprensa, a entidade aponta que “chamou a atenção a quantidade de totens, muitos deles em áreas públicas, e todos sem qualquer identificação de autorização para o uso”.
 
“Guarulhos está falida e isso fica cada dia mais nítido. São fornecedores e empresas contratadas que se sucedem reclamando de atrasos e calote. Ao mesmo tempo, vemos uma quantidade assustadora de outdoors pela cidade. Quanto será que isto está custando aos combalidos cofres públicos?”, indagou o presidente da ACE, Jorge Taiar.
 
Na grande maioria das placas, a propaganda é da obra do Trevo de Bonsucesso. “Gastam dinheiro para falar de uma obra que se arrasta há anos. Inclusive, quando nossa equipe passou por lá para fotografar os outdoors, só encontrou a propaganda, porque não havia operários”, apontou Taiar.
 
Como representante da classe empresarial da cidade, que recolhe impostos e ajuda a financiar o governo municipal, a Associação Comercial tem o direito de saber qual é o processo de funcionamento desse tipo de publicidade. “Apresentamos um ofício à Secretaria de Comunicação indagando, por exemplo, quanto a Prefeitura gasta com outdoors, qual é o procedimento legal para a instalação das placas e a quantidade de placas na cidade”, explicou.
 
Segundo o presidente da ACE, chamou atenção o fato de nenhuma placa conter qualquer identificação. “Acho estranho pois não é possível que a Prefeitura não faça um controle desse mobiliário. Esta é outra dúvida que espero que a administração esclareça”, concluiu. O ofício nº 60/2015 foi protocolado na Secretaria de Comunicação na última quinta-feira, 03/09.
 

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