Aproximadamente 70 servidores de diversas secretarias municipais participaram do lançamento do Guia para Coleta do Quesito Raça/Cor na última sexta-feira (4), no auditório da Secretaria de Educação de Guarulhos. A ação faz parte da programação do Novembro Negro, que será oficialmente aberto nesta quarta-feira (9), às 8h, no Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 737, no Macedo), e que contará com a presença do ouvidor das polícias de São Paulo, Eliseu Soares Lopes, ministrando a palestra O Papel das Forças de Segurança Pública na Construção de uma Cidade Antirracista.
A cerimônia de lançamento ocorreu na presença do vice-prefeito, Professor Jesus, do secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, do subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, da presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), Luiza Owhoka, e do vereador Alexandre Dentista.
Na oportunidade o professor da Faculdade Cásper Líbero, Jefferson Mariano, que é analista socieconômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a assistente social da Subsecretaria de Igualdade Racial e vice-presidente do Compir, Greice Oliveira, discorreram sobre a importância da coleta do quesito raça/cor.
Guia Raça/Cor
O guia é uma ferramenta de gestão pública que foi instituída pelo decreto municipal 39.235/2022, o qual torna obrigatória a adequação e a padronização de formulários, fichas de atendimento social e ao público, cadastros e questionários contendo o quesito raça/cor no âmbito dos órgãos da administração municipal. Ele pode ser conferido no link https://bit.ly/GuiaQuesitoRaçaCor.
O objetivo do documento é orientar os servidores públicos municipais sobre a importância da coleta desses dados e do preenchimento correto de formulários, bem como auxiliar a compreensão da sociedade civil a respeito de fazer a autodeclaração adequadamente. Desta forma, o Guia para Coleta do Quesito Raça/Cor contribuirá para a formulação e a implementação de programas e projetos que tenham por meta a promoção da equidade e da igualdade racial.
Programação do Novembro Negro
09/11 – das 8h às 12h – Abertura oficial do Novembro Negro
Palestra O Papel das Forças de Segurança Pública na Construção de uma Cidade Antirracista, com ouvidor da Polícia de São Paulo, Eliseu Soares Lopes
Local: Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)
12/11 – às 19h – Peça teatral Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus
Apresentado e criado pela atriz Dirce Thomaz, o monólogo mostra a vida da escritora Carolina Maria de Jesus, que aborda sua trajetória repleta de luta, superação e sofrimento na obra-diário Quarto de Despejo, lançada em 1960, na qual relata sua vivência como moradora da favela, mãe e catadora de papel.
Local: Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)
Entrada Gratuita – Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla (www.sympla.com.br)
19/11 – das 11h às 20h – Festival Cultural de Artes Negras
Festa Preta – Apresentações culturais, de música, dança e muito mais
Feira de Empreendedorismo Negro – venda de artesanatos e serviços.
Entrada gratuita
Local: Tenda do Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro)
20/11 – das 8h às 12h – 17ª Marcha da Consciência Negra
O ato terá sua concentração iniciada às 9h no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima (próximo à praça dos Estudantes), e percorrerá as principais ruas centrais, destacando os pontos históricos da presença negra na cidade
23/11 – às 18h – Tecnologia Africana – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente
Palestra ministrada pelo professor Carlos Eduardo Dias Machado, que é mestre em história social pela USP, atuando principalmente nos temas branquidade, políticas públicas, negros, relações raciais, negros na ciência, tecnologia e inovação, ações afirmativas, diáspora africana e história da África.
Local: Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo)
Entrada Gratuita – Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla (www.sympla.com.br)
29/11 – às 19h – Palestra: Racismo Religioso (Transmissão ao vivo pelo YouTube)
Abordagem jurídica e social do racismo religioso como instrumento propagador de intolerância e discriminação com a doutoranda e graduada em direito (USP) Milene Santos, que é mestre em direito, estado e Constituição (UNB), membro da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MP-SP e autora do livro Intolerância Religiosa: do Proselitismo ao Discurso de Ódio.
Debatedora: advogada Meire de Andrade Alves, que é pós-graduada em direito público pela Universidade Estácio de Sá e em legislativo, controle externo e orçamento público pela Escola de Contas do Tribunal de Contas da Cidade de São Paulo e membro efetivo da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/Guarulhos.
A palestra será transmitida pelo canal da 57ª Subseção OAB-Guarulhos no YouTube.
30/11 – às 18h – Prêmio Abdias do Nascimento
Premiação Boas Práticas na Temática Étnico-Racial
Local: Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)
07/12 – 9h às 17h – Semana de Direitos Humanos
Atividade de formação Reconhecimento do Racismo para a Proteção de Crianças de Adolescentes, ministrada pela Subsecretaria da Igualdade Racial para o Conselho Tutelar de Guarulhos.
Local: Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo)