Não procedem informações espalhadas em redes sociais e em grupos de WhatsApp de que haverá um feriado em Guarulhos nesta segunda-feira, dia 28, devido à greve dos caminhoneiros que ainda ocorre em todo o pais. Neste sábado, a Prefeitura divulgou comunicado que todas as secretarias funcionarão normalmente para garantir o atendimento à população, já que – na sexta-feira – foi decretado estado de emergência no município justamente para este fim.
Nesta segunda-feira à tarde, haverá uma nova reunião do Grupo Emergencial que acompanha a crise desencadeada pelo movimento dos caminhoneiros para avaliar a situação, quando poderia vir a ser decretado ponto facultativo para terça-feira. Segundo a Prefeitura, as escolas municipais estão abastecidas com merendas e insumos para garantir o atendimento aos alunos nesta segunda-feira, o que não impede as aulas normais. Como a maior parte dos alunos mora nas proximidades das unidades, uma possível falta de transporte escolar não impediria as atividades para a maioria dos estudantes.
As unidades de saúde e hospitais também não devem ter problemas de atendimento. Graças ao estado de emergência decretado na sexta-feira, o prefeito Guti conseguiu combustível necessário para abastecer as viaturas que prestam serviços essenciais por pelo menos sete dias. Serviços administrativos da Prefeitura funcionarão normalmente, porém sem o uso de carros oficiais.
A coleta de lixo domiciliar, realizado pela empresa Trail, ainda segue suspenso em toda a cidade. Apenas a coleta de lixo hospitalar continua a ser realizada. Nesta segunda-feira, a Prefeitura tentará obter mais um carregamento de combustível para abastecer os caminhões de coleta para realizar um atendimento emergencial de coleta nos principais pontos da cidade. Ainda assim, segue a orientação para que a população evite, por enquanto, a colocar o lixo nas ruas.
O sistema de transporte público deverá operar com 40% da frota nesta segunda-feira. Mas este número poderá aumentar ao longo do dia, caso as empresas consigam obter óleo diesel junto às distribuidoras.