Cidades

Prefeitura desativa base do Samu que funcionava em Cumbica

A região de Cumbica não conta mais com uma central de atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Desde o início de janeiro, a Prefeitura – responsável pelo equipamento – fechou a unidade que funcionava desde 2008 na base do Corpo de Bombeiros daquele bairro. A administração confirmou o fechamento, mas não informou quantos atendimentos eram realizados a partir daquela base, nem a área que ela cobria. 
 
A administração apontou que a região também era atendida pelo serviço de resgate do Corpo de Bombeiros e, desta forma, não seria necessária a manutenção da base do Samu dentro da própria unidade daquela instituição. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde revelou que cerca de dez funcionários, que atuavam naquela estrutura foram redirecionados para ampliar os quadros das bases localizadas no Jardim Alvorada e no Adamastor. A média de registros de atendimento do Samu na cidade de Guarulhos é de pouco mais de 2000 por mês. Isso sem contar que este modelo de atendimento de urgências recebe um trote (ligação falsa) a cada 20 minutos.
 
No entanto, a Pasta ressaltou que a região de Cumbica não ficou desassistida em função da desativação das atividades da unidade que se encontrava no quartel do Corpo de Bombeiros daquela localidade. Ela também utilizou como argumento o processo de ativação do serviço que é realizado, através de chamadas para a Central 192, que encaminha para atendimento a viatura que estiver mais próxima do local solicitado.
 
Contudo, a reportagem do GuarulhosWeb apurou que o motivo para o encerramento das atividades está relacionado a possível falta de efetivo e que naquela unidade existia apenas uma viatura para realizar os atendimentos. Outras informações dão conta de que faltam médicos para tripular as viaturas de suporte avançado e condutores de veículos de emergência.
 

Posso ajudar?