Cidades

Prefeitura discute criação de linha de cuidados para a saúde indígena

Representantes da aldeia Filhos desta Terra, do Cabuçu, profissionais de saúde e autoridades se reuniram na Secretaria da Saúde de Guarulhos nesta terça-feira (11) para discutir a criação de uma linha de cuidados com a saúde indígena no município.

Durante a reunião foram abordados temas como o atual atendimento médico na aldeia, os matriciamentos mensais entre as equipes e a recente conclusão da primeira etapa da capacitação sobre a saúde indígena para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O matriciamento é uma forma de garantir a saúde por meio da qual duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

A reunião contou com a presença do secretário da Saúde, Ricardo Rui, da médica Carla Rafaela, referência municipal em saúde do indígena, do professor Douglas Antonio Rodrigues, da Universidade Federal de São Paulo, responsável pelo Ambulatório do Índio em SP, e de representantes do Departamento de Assistência Integral à Saúde de Guarulhos.

Rui espera que a implementação da linha de cuidado proporcione uma melhoria significativa no acesso e na qualidade dos serviços de saúde para a comunidade indígena local. “Com essa medida, esperamos estabelecer um fluxo contínuo de atendimento, que englobe desde a prevenção e a promoção da saúde até o tratamento e o acompanhamento das condições específicas enfrentadas pelos indígenas”, explica o secretário.

Posso ajudar?