Cidades

Prefeitura diz que entrega novo corredor de ônibus Santos Dumont em novembro

Com a implantação, espera-se aumentar a velocidade média dos coletivos, reduzindo o tempo gasto pelos usuários do sistema e desafogando o tráfego local

A Prefeitura de Guarulhos deverá entregar até novembro deste ano o corredor de ônibus Santos Dumont, em Cumbica. Considerado parte fundamental do plano de melhoria da mobilidade urbana na cidade, o corredor já conta com 65% das obras concluídas. Com a implantação, espera-se aumentar a velocidade média dos coletivos, reduzindo o tempo gasto pelos usuários do sistema e desafogando o tráfego local.

O corredor terá 5,7 km de extensão, incluindo pistas nos dois sentidos. A obra beneficiará mais de 90 mil passageiros de linhas municipais e intermunicipais que trafegam pelo local. Ele terá início na avenida Guinle e irá até a rua Cariri Açu. São seis estações de embarque, retorno na altura da rua Justino de Maio, uma ciclovia de 2,5 km entre as pistas e um viaduto de estrutura metálica sobre a rodovia Presidente Dutra.

A Prefeitura já obteve autorização junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aguarda autorização da Cetesb para dar início aos trabalhos de implantação do viaduto de transposição da rodovia Presidente Dutra com faixa exclusiva para ônibus.

Para o prefeito Guti, a implantação do corredor de ônibus é fundamental para a cidade. “Com o novo corredor vamos melhorar bastante a mobilidade urbana em Guarulhos, aumentando o fluxo dos ônibus e diminuindo o tempo de cada viagem”, salienta.

A obra é orçada em R$ 50,5 milhões, conta com execução do consórcio T-A Trail/Arvek e gerenciamento da Secretaria de Obras de Guarulhos. Os recursos são provenientes da Prefeitura, com 5,01% de contrapartida, e o restante provém do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, do governo federal.

Posso ajudar?