Depois de dois anos de negociação, a Prefeitura de Guarulhos e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) chegaram ontem a um acordo sobre a regularização fundiária do Parque Cecap. O Estado cederá espaço para a Prefeitura instalar equipamentos públicos em troca da quitação da dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com o município.
O bairro será remodelado nos próximos anos com uma série de obras públicas. O antigo Clube de Mães, que em 30 de abril o HOJE revelou que estava abandonado e sendo utilizado por usuários de drogas e moradores de rua, será sede do 44º Batalhão da Polícia Militar. Uma parte da Escola Estadual Vereador Elísio de Oliveira Neves deve sediar a Faculdade de Tecnologia (Fatec).
Ao lado da escola pode ser implementado um conjunto habitacional com 208 apartamentos de três dormitórios para filiados à Associação Comunitária e Cidadania de Guarulhos (ACC), ligada ao vereador Geraldo Celestino (PSDB). A entidade foi acusada de prometer irregularmente aos filiados a destinação de apartamentos do empreendimento Guarulhos A7, inaugurado neste mês, o que não foi possível já que houve sorteio público pelos apartamentos.
O Cecap receberá ainda o novo Fórum de Guarulhos e um reservatório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O CDHU pode construir novas unidades habitacionais ao lado do Hospital Geral de Guarulhos, o que ainda está em discussão com os técnicos da Prefeitura.
Em nota, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), comentou que as negociações para a regularização do Cecap estão avançadas, após reunião na manhã de ontem com o presidente da CDHU e secretario-adjunto estadual de Habitação, Marcos Penido, no Paço Municipal. "A reunião foi importante porque demonstrou o interesse de ambos os lados em dialogar com o intuito de oferecer boas soluções para a população de nossa cidade", diz.