A poucos dias do término do ano letivo, a Secretaria de Educação resolveu inaugurar duas novas unidades escolares nos bairros do Santos Dumont e na Vila Alzira, região dos Pimentas. Com as inaugurações chega a 130 o número de escolas municipais. Outras 14 estão em obras.
Mesmo com as novas unidades, a Pasta afirma faltar escolas para a educação infantil e creche, porém sem detalhar a quantidade necessária. No total, 43 escolas atendem crianças em idade de creche.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, esta quantidade ainda não é suficiente para atender a demanda de Guarulhos em creche, mas completa que o ensino fundamental e o infantil (4 e 5 anos) já estão a contento.
As EPGs Álvaro Mesquita e a Zuzu Angel serão entregues à população hoje, às 14h e às 19h, respectivamente. O investimento nos dois estalebecimentos de ensino é de R$ 5.302.648,30.
A Álvaro Mesquita, localizada na rua Guimarães Rosa, do Jardim Munira, fica bem próxima à outra unidade escolar municipal, a EPG Gilmar Lopes, localizada no mesmo bairro. O que causou estranheza, mas também satisfação na dona de casa Jucilene Soares, 50. "Tem a Gilmar Lopes aqui do lado, onde minha neta estuda. É uma nova opção para o bairro, mas demorou muito tempo para a Prefeitura fazer isso", critica.
Ontem, a unidade passava pelos últimos retoques. Funcionários da Proguaru limpavam a parte interna da escola, cimentavam trechos do piso e aproveitavam para melhorar as condições da região, realizando a carpinagem em um terreno baldio ao lado do colégio, limpeza das proximidades de um córrego e a pavimentação da calçada ao lado do córrego.
Já na região do Pimentas, na Vila Alzira, a EPG Zuzu Angel estava mais adiantada nas adequações. A única ressalva observada pela reportagem era o bebedouro interno, que encontrava-se inacabado. A escola que atenderá crianças em idade de creche e pré-escola é adaptada com rampas de acessibilidade em todas as áreas. Apesar de ficar em uma área sem casas em frente, a Zuzu Angel tem um conjunto habitacional em construção nos fundos do terreno.
Estrutura – As duas escolas têm capacidade para atender 500 crianças cada, entre creche e pré-escola. A Zuzu Angel é adaptada com rampas para acesso ao pavimento superior e na entrada da unidade e conta com nove salas de aula distribuídas nos dois andares, área administrativa, casa de brinquedos, playground, refeitório, cozinha e demais dependências.
Já a Álvaro Mesquita tem oito salas de aula, com mini-quadra, área administrativa, casa de brinquedos, cozinha, playground, refeitório e outras salas.
Homenagens – A Álvaro Mesquita homenageia um homem que chegou na cidade na década de 40 e fundou um armazém de secos e molhados na esquina da Dom Pedro II com a Felício Marcondes. Mesquita foi o fundador da loja Comercial Mesquita, que perdurou até o primeiro semestre deste ano, quando encerrou suas atividades.
Por sua vez, Zuzu Angel foi mãe do ativista político Stuart, opositor à ditadura. Após a morte do filho, a estilista declarou guerra ao regime militar, mas morreu em 1976, em um "acidente" de carro no Rio de Janeiro. Em 1998, o governo brasileiro assumiu participação do Estado na morte de Zuzu.